Louças e Física Quântica: Um Diálogo Inusitado
Enquanto eu lavava as louças conversava com um amigo no whatsapp. Tirei uma foto da pia e de maneira humorada eu disse: "Como é difícil a vida de dono de casa"!
Logo meu amigo respondeu: “Como assim essas louças não somem depois que a gente vira as costas?”
Lembrei de ter visto alguma coisa relacionada a física quântica e falei: “isso parece o experimento da dupla fenda, visto na mecânica quântica. Dizem que as partículas se comportam de maneira diferente quando não estão sendo vistas do que quando estão sendo observadas. Ou seja, quando você não está olhando, não tem louças; mas assim que você olha, elas estão lá! É como se elas decidissem aparecer para você."
Ao final da explicação, ele parecia fazer uma reflexão.
Quando de repente me perguntou: "é nessa física quântica que se fala das partículas que saem das ondas sonoras projetadas pelo som que faz o pato?"
Agora quem estava confuso era eu!
Complementou sorrindo: "as partículas quak quak!!!"
Me fez sorrir ao entender que se referia às partículas subatômicas - os quarks.
Mas, de alguma forma, essa conversa me fez refletir sobre como o conhecimento, mesmo que distorcido, pode nos levar a novas formas de ver o mundo. Afinal, até as louças que insistem em se manter visíveis podem nos ensinar alguma coisa.