DE ROMA ANTIGA AOS DIAS ATUAIS, A FUNÇÃO SOCIAL DOS BANHEIROS

POR JOEL MARINHO

Nada é melhor que um intestino com seu funcionamento cem por cento. Dizem até que o intestino é o “segundo coração”, bem, eu não estudei fisiologia a fundo, só o básico, logo não poderia dar uma opinião certeira e científica quanto a isso, mas uma coisa eu tenho certeza, comer, não ter problemas estomacais e evacuar normalmente é algo maravilhoso, penso até que a evacuação é uma espécie de gozo.

Será que é por isso que temos as melhores ideias quando estamos ali sentados no vaso sanitário do nosso banheiro?

É ali que esquecemos por alguns momentos as maiores preocupações da vida e relaxamos, mas é também o local de criação das ideias para colocarmos em prática depois.

Certo dia em casa a “minha” mulher me fez a seguinte pergunta: Por que é nesse momento intimo e solitário que temos as maiores ideias?

Sinceramente não soube responder, mas lembrei da História da Roma Antiga, lá os banheiros eram públicos e sem divisórias, ali todo mundo junto e misturado era onde se sabia as novidades, as fofocas, quem pegou a mulher de quem, quem pegou o marido de quem, também se falavam sobre política e até decisões jurídicas, ou seja, os banheiros acabaram se tornando o lugar de relaxar e repassar as notícias. Visto que na época não existiam as redes sociais era ali o local onde as trocas de informações ocorriam. Ou seja, era um local com função social extremamente importante,

Hoje com a privacidade de nossas casas o repasse de informações não se dá mais dessa forma e as decisões não são tomadas no banheiro, mas, se bem que...lembrei que com a introdução do celular em nossas vidas muitas decisões são tomadas desse lugar, só que ninguém vai falar para preservar suas intimidades.

Pensando bem, o banheiro só mudou de endereço, mas a função de repasse de informações e tomadas de decisões em grande parte acabam ocorrendo neles só que agora não vemos mais as pessoas diretamente como na Roma Antiga, tudo fica protegido por meio de recursos manipulados por nós em nossas telas.

Diga ai, caro leitor, quantas vezes já tomou decisões, trocou informações recebeu e mandou fofocas na hora da cagada?