Apps de Relacionamento: O Que Realmente Dizem os Perfis "Autênticos" do Tinder?

 

Entrar em um aplicativo de relacionamento é como mergulhar num universo paralelo, cheio de promessas de amor verdadeiro, mas também de aventuras dignas de um episódio de comédia. A experiência começa com aquela decisão audaciosa: "Vou dar uma chance ao Tinder!" Você baixa o app, coloca uma foto onde você parece mais bem-sucedido do que realmente é, escolhe a melhor frase de efeito para a bio e, pronto, está preparado para o show de horrores – ou melhor, de encontros.

 

Mas a verdadeira diversão começa quando você começa a deslizar pelos perfis. Vamos ser sinceros: a primeira coisa que você nota é que, no mundo do Tinder, todos são perfeitos. Sabe aquele cara que tirou uma selfie na academia? Ele claramente quer mostrar que é mais dedicado aos pesos do que aos relacionamentos. E aquela garota com a legenda “Espontânea, alegre e apaixonada pela vida”? Parece mais um personagem de novela do que uma pessoa real.

 

E aí temos os perfis “autênticos”. Eles são um espetáculo à parte! Tem o tipo “viajante do mundo”, que em cada foto está em um lugar diferente: hoje em Paris, amanhã em Bali. A bio é um verdadeiro roteiro de viagem: “Amo explorar culturas e conhecer pessoas novas. Se você não tem passaporte, nem perde tempo dando match.” Meu querido, só falta o carimbo de “somos apenas amigos” para quem não tiver milhas aéreas acumuladas.

 

Outro clássico é o “aventureiro radical”. As fotos são sempre escalando montanhas, saltando de paraquedas ou nadando com tubarões. E você, que se sente aventureiro só de subir as escadas do prédio quando o elevador quebra, já fica suando só de imaginar o primeiro encontro: um piquenique numa montanha depois de uma trilha de 15 km.

 

Aí chegamos ao perfil do “bom vivant”. O cara tem uma taça de vinho em todas as fotos. “Apreciador dos bons momentos, adoro um bom vinho e uma boa conversa.” Na real, é mais fácil ele apreciar o vinho do que te responder no chat. E o que dizer das bios que parecem escritas por um poeta em crise existencial? “Sou um livro aberto, mas poucas pessoas conseguem ler entre as linhas.” Tá bom, Pessoa, o que você realmente quer dizer é que só responde de vez em quando, né?

 

Não podemos esquecer o “cinéfilo”. A bio dele é praticamente uma lista do Oscar: “Se você ama Tarantino e já maratonou Kubrick, vamos nos dar bem.” Amigo, eu mal consigo acompanhar série de 20 minutos sem me perder, imagina discutir os detalhes da filmografia de David Lynch!

 

E tem aquele perfil que é pura sinceridade. A bio diz: “Aqui para ver no que dá. Me manda um meme que a gente se entende.” Pronto, direto ao ponto! Quem precisa de flores e chocolates quando um bom meme faz todo o serviço?

 

Mas a verdadeira joia do Tinder é o perfil “filósofo do cotidiano”. A pessoa solta uma frase de efeito como: “O importante é ser feliz, o resto a gente corre atrás.” E você se pergunta: será que ele está falando de amor ou do boleto atrasado? Ou aquela: “Não estou aqui para brincar, procuro algo sério.” Mas a foto de perfil é ele fazendo careta com um filtro de cachorro. E aí, a seriedade foi por água abaixo.

 

E os exageros não param por aí. Tem sempre aquela galera que, na descrição, é a pessoa mais fitness do planeta. “Se não gosta de esportes, swipe left.” E eu, que considero subir um lance de escadas uma maratona, já me sinto cansado só de ler. Ou então, o oposto: “Amo maratonar séries e pizza é meu ponto fraco.” Tá bom, Netflixer! Mas se o ponto fraco é pizza, o ponto forte é o quê? Dormir 12 horas por dia?

 

E o que dizer dos donos de pets? “Meu cachorro vem primeiro, se não gosta de animais, nem adianta.” Parece que o primeiro encontro já inclui aprovação do pet, com direito a uma ficha de avaliação completa. Honestamente, eu só espero que o Fred, o labrador, goste de mim. Senão, é game over antes mesmo do match dar certo.

 

O mais engraçado é que, no fim das contas, todo mundo está ali tentando se apresentar da melhor forma possível, mesmo que isso signifique exagerar um pouquinho. Porque, convenhamos, quem nunca colocou uma foto de três anos atrás, tirada na melhor fase da vida, só para garantir uns matches a mais? E quem nunca inventou um hobbie interessante, só para não parecer sem graça?

 

O segredo do sucesso no Tinder não é a perfeição, mas a autenticidade (mas não muita, que a gente ainda quer causar uma boa impressão). Porque no final, o que todo mundo quer mesmo é um match que vire história – e, quem sabe, um meme para compartilhar.

 

Então, da próxima vez que você estiver deslizando perfis e encontrar alguém que diz amar “vinho, Netflix e viagens ao redor do mundo”, não se assuste. Apenas curta o show, se divirta com a criatividade alheia e lembre-se: um bom papo sempre começa com um bom meme. Afinal, o Tinder pode ser um mar de exageros, mas também é um mar de risadas – e, quem sabe, de boas histórias para contar!

Graciliano Tolentino
Enviado por Graciliano Tolentino em 28/09/2024
Código do texto: T8162081
Classificação de conteúdo: seguro