A Peleja da Dieta e do Brigadeiro

Comecei a dieta com a firmeza de um soldado: "Dessa vez vai!" O plano era infalível: cinco refeições equilibradas, zero açúcar e muita água. Abri a geladeira, que parecia mais um spa: folhas verdes, cenouras e um único iogurte natural, me olhando como quem diz: “Sério que você vai sobreviver com isso?”

 

No primeiro dia, me senti uma atleta olímpica. Subi as escadas do prédio ao invés de pegar o elevador, evitei o pão no café e até encarei uma aula de pilates online. Mas então, veio o fim da tarde. Ali estava eu, desanimado, olhando para o nada, quando o WhatsApp vibrou. Era um vídeo do grupo da família, mostrando minha prima fazendo brigadeiro. Dava para ver o chocolate brilhando na panela, cada mexida uma tentação.

 

Dei um longo suspiro. "Não vou cair nessa." Fui até a cozinha, peguei um copo de água e bebi como se fosse champagne. Mas a imagem do brigadeiro não saía da minha cabeça. Sentei-me no sofá e liguei a TV, tentando distrair a mente. Até que ouvi um som vindo do meu próprio estômago: parecia um leão rugindo em pleno deserto.

 

Desisti. Corri para a geladeira e peguei um iogurte. "Isso vai resolver." Mas não resolveu. Senti que precisava de uma estratégia. Então, como uma fênix renascida, decidi: “Vou só cheirar o brigadeiro. Cheirar não engorda.”

 

Peguei o celular e liguei para minha prima. “Oi, posso passar aí rapidinho?” Ela riu, sabendo exatamente o motivo. Cheguei na casa dela já sentindo o aroma do brigadeiro no ar. Ela, com aquele sorriso de vitória, me entregou uma colher. “Vai, só um pouquinho.”

 

Era para ser só um pouquinho. Mas, depois do primeiro, veio o segundo. Cada mordida, uma explosão de felicidade e culpa. E foi então que aconteceu o clímax da história: minha prima me olhou com uma cara de espanto e disse: “Você sabe que esse brigadeiro é diet, né? Zero açúcar. Estou de dieta também!” Parei, com a colher no ar, ainda lambuzada. Um misto de alívio e frustração. Rimos juntos, cada um com suas batalhas absurdas.

 

Voltei para casa decidido a continuar na dieta. Mas com a certeza de que, na próxima tentação, eu levaria meu próprio brigadeiro diet. Afinal, quem disse que dieta não pode ser divertida?

Graciliano Tolentino
Enviado por Graciliano Tolentino em 25/09/2024
Código do texto: T8159725
Classificação de conteúdo: seguro