Carta a Deus ou o Reformador do Mundo (à moda de Monteiro Lobato)
Ilustríssimo Senhor ou Sr ,
Venho por meio desta missiva , e, perdoe a ousadia , com tantos e tantos problemas , como a Guerra da Ucrânia ou na Faixa de Gaza; deve estar ocupadíssimo, mas como é Domingo , o dia do senhor , ou Senhor , sei lá; venho aqui, como trabalhador e pretensioso usuário das palavras e, desculpe a pretensão , acho que já as conheço desde os cinco anos , por isso quero dar uns toques ao Senhor ou senhor a respeito desse bípede implume que criou em outras eras e que dá um trabalho danado onde põe a mão , basta ver o calor e fumaça que sua criação criou ultimamente.
Quero chamar a atenção para alguns defeitos na sua criação ; eu sei que se empenhou muito na sua elaboração, mas dado o fato de ter criado o mundo em sete dias e ele ter sido feito lá no finzinho , pode- se fazer-lhe algumas críticas , construtivas, é óbvio .
Vamos começar pelo material utilizado ; poderia ser mais durinho , não ? Vivem se queixando de ossos quebrados ; por que não fazê- Los de aço e platina , antes que tenham que colocar próteses dos tais.? E se evitariam todas as dores e chatices de juntas gastas , etc . E o sistema de alerta : tá bom; as dores fazem o indivíduo procurar médico, mas há umas chatinhas, como de dente . Por que não substituir por um aviso no painel, que seria o olho ? Quando a coisa estivesse feia , piscaria " danger" em vermelho e o sujeito correria ao médico antes que fosse tarde ; nada de ficar com dorzinhas chatas .
O sistema de computador utilizado , ou seja, cérebro, é incrível, apesar do tempo de criação , embora não se use nem 10 por cento da capacidade . Que desperdício de software!.
Mas...o ser humano bem que merecia voar ! Qualquer besouro desajeitado voa e o ser humano tem que ficar contando com lotações e trens, quando pobre, ou gastar os tubos com carros ou passagens de aviões .
Não digo que tivesse asas,como anjos, que seria ridículo , mas que tivesse uma capa, como Super Man ou Capitão Marvel . Qualquer coisa, " vou dar um pulo na padaria ", e seria um pulo mesmo . Ou então fazer aquela viagem pelo ar e espaço, curtindo a paisagem e vento . Nada de rodoviárias , congestionamentos , aeroportos . Haveria umas colisões no ar, dos mais distraídos , mas até que seria engraçado se desse de cara com a linda voadora de sua vida ..
Ah, vou dar uma sugestão para a sociedade também. Nada do sujeito nascer pelado e sem ter onde cair morto ; todos nasceriam já com um sacão com moedas de ouro ; pera aí, está querendo demais , mas nada disso . Isso seria pra vida toda ; quanto mais se esforçasse ,mais tempo durariam as moedas. Se fosse um folgadão, daria para viver com o basicão , mas se fosse perdulário elas acabariam . Não acho justo gente brigando por um pedaço de pão, mas nem também ficar sem fazer nada na vida .
Agora no aspecto estético ; o Senhor caprichou ao fazer a mulher , cheia de arremates, sem tirar nem pôr, principalmente quando jovem , mas por que fez o homem tão feio? E o pobre coitado com o tempo , além disso, fica careca e barrigudo , e até míope ; os olhos são uma câmera colorida incrível, mas uma visão noturna cairia bem . Os ouvidos poderiam ter a capacidade de ouvir tudo que falam mal de você e o nariz a opção " desligar " quando estivesse no meio de uma fedentina qualquer, que ninguém merece .
Bem, encerro por aqui ; o modelo ser humano já tem um bom tempo e algumas atualizações ,como as citadas , merecem ser consideradas ou então faça um restart e comece tudo de novo .
Espero não ter incomodado a calma e tranquilidade universal do Senhor .
Sem mais, atenciosamente ,
Ângelo Ranieri .