João e a Escova de Dentes

Na pequena cidade de São Sorriso, onde todos se conheciam e as fofocas corriam mais rápido do que o vento, morava o senhor João, um homem que tinha um único grande dilema: a escova de dentes.

O senhor João sempre foi meticuloso com sua higiene pessoal, mas havia um detalhe que o atormentava: a escolha da escova de dentes. Ele tinha duas escovas, uma azul e uma verde, e não conseguia decidir qual usar em cada dia da semana. Isso pode parecer trivial, mas para o senhor João, era um verdadeiro dilema filosófico.

Toda manhã, ao encarar o espelho do banheiro, ele tinha uma pequena crise existencial. “Hoje é terça-feira,” pensava ele, “será que a azul combina com a terça ou a verde é mais apropriada para um dia como este?” E assim, a escolha da escova de dentes se tornava um ritual solene, quase como escolher o traje para um evento importante.

Certa manhã, sua esposa, Dona Maria, entrou no banheiro e encontrou o senhor João em profunda contemplação diante das escovas. Com um olhar divertido, ela perguntou:

— João, por que você está tão concentrado nisso? É só uma escova de dentes.

Ele respondeu com uma seriedade impressionante:

— Maria, não é uma questão de simples escova. É uma decisão que pode definir o tom do meu dia. A escova certa pode ser o diferencial entre um dia produtivo e um dia apenas razoável.

Dona Maria riu e decidiu resolver o problema de forma prática. Ela pegou as escovas e fez um sorteio improvisado, usando um método que ela havia aprendido com seus filhos quando estavam na escola.

— Pronto, a verde é para hoje. E lembre-se, João, não deixe que as pequenas decisões determinem o seu humor.

O senhor João, aliviado e um pouco envergonhado, usou a escova verde e seguiu seu dia com um novo senso de leveza. No fundo, ele sabia que a escolha da escova era apenas um reflexo de uma tendência mais profunda de complicar as coisas simples.

No final das contas, o senhor João aprendeu que, às vezes, a simplicidade é a chave para a felicidade. E que, se uma escova de dentes pode causar um dilema, a solução pode ser tão simples quanto uma risada compartilhada com a pessoa amada. E assim, com um sorriso mais leve e a escova verde em mãos, ele continuou seu dia em São Sorriso, onde os grandes dilemas muitas vezes se resolvem com um pouco de bom humor.

Angélica Lima

Angélica Lima
Enviado por Angélica Lima em 08/09/2024
Código do texto: T8146695
Classificação de conteúdo: seguro