“POBRE É UMA COISA TRISTE” (o coletivo lotado e o pum dos infernos)

Por Joel Marinho

Há um bom tempo atrás havia um personagem em um programa humorístico de televisão no Brasil que ao se dirigir a alguma coisa que um pobre fazia de errado ou um sofrimento o qual alguma pessoa da pobreza sofria ele trazia os seguintes bordões: “pobre é uma coisa triste” ou “pobre é um espetáculo”, quanto pobre tenho que concordar com ele, não que o ser humano pobre seja uma coisa triste, mas sim as mazelas sofridas por essa gente.

Mas que pobre sofre, isso sofre.

Dentre esses sofrimentos venho aqui destacar algo que passo porque sou pobre, porém não é com nenhum gosto bom, estou falando de andar de ônibus coletivo, principalmente a mim morador da cidade de Manaus devido a diversos fatores, entre eles a falta de um serviço de transporte coletivo capaz de atender a todos com dignidade e respeito e visto ser um local onde existe apenas duas estações por ano o calor e o infernal os ônibus em sua grande maioria não tem ar condicionado e os que tem não segura a pressão do calor.

Eis aí um grande dilema, nem fica frio e nem pode abrir a janela, para completar vez ou outra vem um abençoado que parece ter comido todo o repolho da Ceasa com trinta ovos cozido e destampa o fiofó sem dó nem piedade dos seus semelhantes fazendo subir aquele odor capaz de deixar mofina até um urubu acostumado a merendar carniça lá no lixão.

É um Deus nos acuda, pois para completar está todo mundo colado um ao outro igual caranguejo para ser vendido em penca na feira. Correr não pode, só resta puxar forte a respiração e pedir aos deuses que todos façam o mesmo para acabar logo aquele cheiro maldito de enxofre dos demônios, a impressão é de estarmos à beira de um vulcão que acabe de entrar em erupção.

Mas é isso, coisa que só pobre sabe como é e passa. Por vezes fico me perguntando: será que quando se nasce pobre a gente já não tem o passaporte direto para o céu? Se não tiver vai ser dose, sofrer toda essa humilhação engolindo pelo nariz o maldito gás liberado por um furico endemoniado dentro de um coletivo lotado e uma temperatura ambiente de 43º Celsius e ainda ir para o inferno é sinal de que sofrimento não é posto no livro dos deuses como desconto dos pecados, pois não há um sofrimento maior além de ser pobre andar em coletivo lotado.

Como diria Caco Antibes: “pobre é uma coisa triste, pobre é um espetáculo”. Ainda bem que aprendemos a driblar tudo isso com memes e rindo da nossa própria desgraça, apesar de tudo ainda temos a capacidade de sermos felizes.