NEGROS DE PELE CLARA, O QUE É ISSO?

*Nadir Silveira Dias

Enquanto quem quiser se integrar continuar criando todo o tipo de ações para se distinguir dos demais não há como haver integração. Ao contrário, tais atos revelam interesse em manter o estado atual em que se encontram as coisas e as relações e ainda piorar.

Não se justifica distinguir uma etnia sem distinguir as outras. Nesse diapasão, toda e qualquer etnia deveria ser igualmente distinguida com um feriado nacional. E apenas em Porto Alegre, por exemplo, são cerca de vinte e cinco etnias que contribuíram para a construção da cidade, do estado-membro e do País. E isso se tornaria um problema para a própria economia do País. Há que pensar no que se faz, em especial, o Poder Público.

A continuar assim, não demora trinta anos para que este País se torne um país de pretos, ditos negros, todos de pele clara, como ainda ontem, 19 de novembro de 2024, se declarou em rede nacional uma pessoa branca de feição europeia com a cabeça coberta com pano de estampa africana.

Isso certamente para que não fosse vista com cabelo de pessoa branca típica, sem qualquer miscigenação. Essa narrativa é evidentemente falsa porque não existe pessoa negra de pele clara (Sic).

O que pode existir e eu conheço é pessoa de pele quase branca com feição de preto e com cabelo de preto e o que faz dela não menos nem mais que qualquer pessoa de pele branca, amarela, vermelha ou indígena.

Ela é simplesmente uma pessoa miscigenada, como é a imensa maioria da população deste belo Brasil. E os pretos neste País não alcançam sequer dois por cento da população.

E nem duvide disso. Basta consultar os dados publicados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde também pode ser constatado que o País já conta cento e dez milhões de “pets” e apenas um pouco mais da metade dessa quantia de crianças.

Eu simplesmente não entendo porque pessoas mestiças, miscigenadas, insistem em se dizer negros, quando seriam pretos, pois pessoas negras não existem.

Pretos eram os meus padrinhos, salve (!), salve (!), salve (!).

Não os que se dizem negros, sendo apenas miscigenados, não pretos, e muitos e muitos praticamente já bem distantes de pardos.

20.11.2024 19h41

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 20/11/2024
Código do texto: T8201533
Classificação de conteúdo: seguro