Aplausos Podem Não Dizer Nada
Já notou que o som de muitas palmas se assemelham ao som de um rádio fora de estação?
Estava eu em casa sozinho, fazendo algum reparo no forro do teto. Tinha deixado a TV ligada em algum programa qualquer, quando escudo um chiado alto. Não estava entendendo como que a TV podia estar dando aquele sinal, sendo que não estava sintonizado na TV aberta que, porventura, podia "sair do ar", mas estava conectada à internet. Desci da escada do cômodo em que eu estava e fui ver o que estava acontecendo com a TV na sala. Para minha surpresa, aquele ruído estranho era o som de muitos aplausos. Na TV, uma multidão aplaudindo fervorosamente em um grande auditório, fazia com que a soma de todas aquelas palmas se tornasse um som irreconhecível e ensurdecedor. Tal fenômeno certamente não teria sido percebido se antes eu estivesse em frente à televisão. Mas aquele som isolado, sem o recurso visual ou seu contexto, de fato não fazia sentido nenhum.
Foi aí que eu percebi, de maneira simbólica, que os aplausos nem sempre queriam dizer alguma coisa, pois o som de muitas palmas se assemelham a um rádio fora de estação. Nossos valores vão muito além dos mais variados métodos que se possam usar para nós avaliar. Notas, aprovações, aplausos e tantas outras formas de avaliações podem ser meras convenções. Não tiro o mérito do reconhecimento das qualidades de alguém. Mas aquele que não se sente reconhecido não pode querer ser comparado aos demais nem se sentir inferiorizado, pois apenas um que venha reconhecer o seu valor, talvez tenha mais propriedade para isso do que uma multidão que a faz apenas por regra de etiqueta.