ÁGORA BRASILEIRA
Francisco de Paula Melo Aguiar
Ágora é a praça pública (pode ser o mercado, a feira pública), local de todos e das grandes discussões e decisões populares que na Grécia Antiga deu origem a democracia.
É na Ágora de Atenas que o filósofo Sócrates (460-399 a.C) desafia a sabedoria convencional.
E ele perambulava ou andava sem rumo ou destino, questionava e desafiava à sabedoria em praça pública.
Assim sendo nos leva a crer que o que chamamos de Método Socrático é constituído de diálogo, debate ou discussão, de perguntas e respostas, de busca da verdade e sabedoria.
E da vindo as principais ideias, tais como que o conhecimento é virtude, a ignorância é a raiz do mal e a reflexão é a essência da própria sabedoria.
E Sócrates participou de grandes e famosos encontros na Ágora de Atenas com Platão, Aristóteles e com os Sofistas.
O legado de Sócrates é qie ele é o fundador da filosofia ocidental, influenciou Platão e Aristóteles, bem como inspirou a filosofia crítica e ética.
E Sócrates vai ao delírio da sabedoria afirmando na Ágora de Atenas de que "Só sei que nada sei" e que "A vida não examinada não é digna de ser vivida".
E isto era o coroamento filosofal ou amor a sabedoria.
Em síntese, para quem gosta da leitura para mergulhar no pensamento filosófico e tirar suas conclusões diante de reflexões sábias e sadias, sem corrupção, recomendamos as leituras das obras: "A República" e "A Apologia de Sócrates", ambas escritas por Platão, tendo em vista o feriadão de 15 de novembro, onde comemoramos a proclamação da República entre nós na "terra das palmeiras" ou "brazis" ou "brasis" para outros, já que não somos a república das bananas.