FOGO & FOGO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Onde tem fumaça tem fogo.

Sim, isto mesmo, o viés ideológico pode mudar de endereço.

Claro! Pode ser de direita ou de esquerda ou de suas extremidades insatisfeitas ou satisfeitas, ex-vi o caso da explosão do Rio Centro em 30 de abril de 1981 e o neófito caso de ontem na frente dos Três Poderes da República e na antevéspera do aniversário de sua proclamação.

Ninguém na face da terra tem todas as respostas para satisfazer os descontentes em cada momento histórico vivenciado.

E os descontentes são muitos e não menos que os contentes, porque "viver é adaptar-se", segundo o nosso escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha (1866-1909), in memoriam.

O povo em parte se arrepende fácil das decisões que toma em cada eleição.

Tanto é assim que surgem heróis ou "egoísta" ou lobos solitários de plantão em cada momento da história que nos é comum para pagar impostos diretos e indiretos no Brasil.

Afinal de contas somos frutos da mesma árvore que dá frutos doces e ou amargos ou suicidas.

Ninguém tem autoridade maior sobre o indivíduo do que ele próprio, inclusive sobre o pensamento suicida, ninguém sabe o que se passa nas mentes dos outros.

E até porque isto representa desistência de viver e nós outros pensamos o contrário.

Isto mesmo, cada indivíduo deve pensar assim: “não desista, por favor, não se entregue! Mesmo que o frio queime, mesmo que o medo te devore,

mesmo que o sol se esconda e o vento pare de soprar, ainda há fogo ardendo em sua alma,

ainda há vida pulsando nos seus sonhos" segundo nos ensina o escritor e poeta uruguaio Mario Benedetti(1920-2009).

A vida pertence a Deus e não aos indivíduos, enquanto a Pátria somos todos nós. Não a corrupção e viva a nação brasileira.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 14/11/2024
Reeditado em 14/11/2024
Código do texto: T8196606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.