Tudo pode sempre piorar
É curioso como, no meio das dificuldades, a gente se esquece de ver o lado bom das coisas. É fácil reclamar quando o ônibus atrasa, quando o chefe aparece com um novo prazo absurdo, quando a chuva resolve cair justo no dia que você esqueceu o guarda-chuva em casa. Parece que o mundo está conspirando contra nós e, de repente, nada mais faz sentido. Mas sabe o que é mais curioso? Basta as coisas piorarem um pouco, só um pouquinho, para percebermos que, afinal, o dia de ontem não estava assim tão ruim.
Sempre ouvi dizer que “pense positivo, pois tudo pode sempre piorar”. À primeira vista, parece um conselho meio sombrio, mas talvez seja uma das verdades mais realistas que existem. Nem sempre é fácil aplicar, especialmente quando os problemas parecem cair em cima da gente como uma avalanche. Mas, às vezes, é bom lembrar que o que parece ruim hoje pode ser o que nos deixa saudade amanhã.
O que a gente não percebe, na maioria das vezes, é que o presente é cheio de pequenas vitórias, de coisas que funcionam, de pessoas que estão por perto e de situações que, mesmo imperfeitas, têm o seu valor. E então, quando as coisas saem dos trilhos de verdade, quando enfrentamos algo realmente difícil, percebemos que os problemas de antes eram, no fundo, pequenos e até suportáveis. É como aquele dia que você reclamava da dor nas costas, mas logo depois torceu o pé e percebeu que a dor antiga não era nada.
Claro, pensar assim não resolve tudo e, muitas vezes, não muda a situação. Mas ajuda a colocar as coisas em perspectiva, a dar valor ao que a gente tem hoje, mesmo que não seja perfeito. Porque, no fim das contas, a vida é isso: uma montanha-russa de altos e baixos, e a gente tem que aprender a lidar com os dois lados da moeda. Pode ser que o dia de hoje não seja o mais brilhante, mas ele carrega algo de especial que, lá na frente, podemos sentir falta.
Então, da próxima vez que as coisas parecerem difíceis, vale a pena fazer um exercício: respirar fundo, olhar ao redor e tentar encontrar aquele pedacinho bom que ainda existe. Porque, quem sabe, amanhã a gente olhe para trás e perceba que, mesmo com os perrengues de hoje, as coisas estavam melhores do que imaginávamos. E é esse pensamento que, por mais simples que seja, pode fazer toda a diferença.