Crônica: Um Último Acordo
- Na cidade onde os campos eram sempre verdes e as montanhas pareciam tocar o céu, a decisão sobre o fim da vida era um eco distante das montanhas para muitos.
- O velho Arthur, sentado em sua poltrona de couro já desgastada, olhava para o álbum de fotografias com um olhar que misturava saudade e aceitação.
- Ele sabia que a vida tem um ciclo, e sua visão sobre o tempo não era mais de resistência, mas de aceitação.
- A conversa sobre eutanásia surgia nas rodas de amigos com um misto de temor e compreensão.
- Arthur lembrava das notícias da Holanda e da Suíça.
- Recordava do primeiro caso de eutanásia na Colômbia e de como a sociedade reagia a cada nova legislação sobre o tema.
- O mundo se dividia em opiniões e sentimentos complexos, e o velho Arthur, que sempre amou a vida, também entendia que cada momento era uma pequena eternidade.
- Quando fechou o álbum, respirou fundo e decidiu que, enquanto seu coração ainda fosse seu próprio maestro, ele celebraria cada batida.
Miniconto: A Escolha de Maria Helena
- Maria Helena olhava para o mar. A decisão não era simples; envolvia memórias, amor e o medo do que restava.
- Na sala da clínica, com a família ao lado, sentiu que ali não havia sofrimento, mas sim despedida.
- Na Suíça, onde estava, a escolha era dela.
- Com um sorriso de compreensão mútua, fechou os olhos e deixou que o mar em sua mente a embalasse para o sono eterno, onde a dor não tinha mais lugar.
Trovas
1. Na Holanda, a lei surgiu,
A dor, então, findou.
Vida e morte, em reduto azul,
Uma escolha que libertou.
2. Suíça de montanhas calmas,
Onde a escolha é sagrada,
Vidas que, buscando as almas,
Na paz foram libertadas.
3. Em terras de fria razão,
Onde a ética sempre prevalece,
A morte é sua redenção,
Um direito que ali se oferece.
4. Em campos belgas, serenos,
A liberdade faz-se luz.
Decisões que são terrenos,
Onde a vida sua cruz conduz.
5. No Canadá, nova jornada,
Diante da lei e da dor,
A partida é anunciada,
Com compreensão e amor.
Resenha: Eutanásia e Suicídio Assistido em Países Ocidentais
1. Histórico e legalização: Em 2015, eventos importantes marcaram a discussão sobre eutanásia e suicídio assistido.
- Na Colômbia, o primeiro caso legal foi realizado, e o Canadá legalizou o suicídio assistido, seguido pela Califórnia nos EUA.
2. Países que permitem a prática: A eutanásia e o suicídio assistido são legais em Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, bem como em estados norte-americanos como Oregon, Washington, Montana, Vermont e Califórnia.
- O Canadá e a Colômbia também têm legislações que permitem a prática.
3. Critérios e procedimentos: Cada país e estado possui regulamentos específicos.
- Em geral, é exigido que o paciente esteja em estado terminal ou que sofra de uma condição irreversível com sofrimento insuportável.
- A decisão deve ser confirmada por profissionais médicos e, em muitos casos, acompanhada de avaliação psiquiátrica.
4. Aspectos éticos e culturais: Nos países onde a prática é legal, o debate é contínuo e envolve questões éticas, religiosas e culturais.
- A eutanásia é vista tanto como um direito à escolha quanto como um dilema moral em lugares onde a prática não é reconhecida.
5. Impacto no cuidado paliativo: O surgimento dessas práticas impulsionou discussões sobre os cuidados paliativos e a qualidade de vida dos pacientes.
- Em muitos casos, a introdução de opções de morte assistida enfatizou a importância do cuidado emocional e físico para aqueles em sofrimento terminal.
Conclusão
- O debate sobre eutanásia e suicídio assistido em países ocidentais reflete a complexidade de uma escolha que equilibra ética, liberdade e compaixão.
- Enquanto em alguns lugares a prática é legal e amparada por regulamentos, em outros ela continua sendo um tabu envolto em questões morais e religiosas.
- O mais importante é a promoção de diálogos abertos, empáticos e informados, para que as sociedades possam avançar na compreensão e no respeito à vontade individual de viver e morrer com dignidade.
(By: #Lbw-IA, Pirahystrasse, Beckhauserparadiesecke, Oma, Joinville-SC, em 4 nov/2024, segunda-feira.)