- A SÍNTESE da Verdade!
Miniconto: "Os Senhores da Verdade"
- Em uma sala sombria, cercada de livros antigos e relíquias sagradas, o Arcebispo Gregório falava com uma solenidade quase divina.
- Sua voz ressoava pelo salão como se carregasse a verdade eterna. "Somente nós conhecemos o caminho", repetia.
- As ovelhas, silenciosas e subservientes, apenas acenavam com a cabeça, temerosas de questionar o que era decretado.
- No entanto, entre as sombras, Jucélio, um jovem aprendiz ousava duvidar.
- Seus olhos não se fixavam nas escrituras, mas no horizonte, onde via o mundo mudar a cada segundo.
- "E se a verdade não for imutável?
- E se ela estiver em constante evolução, como as estrelas no céu?"
- Suas perguntas não encontraram respostas.
- O Arcebispo Gregório, incomodado, apenas sussurrou: "A verdade é eterna, e está em nós." - Mas o jovem sabia que havia algo mais, algo além daquelas paredes, algo que as palavras não poderiam conter.
- A verdade não era uma relíquia; era um fluxo, sempre mutável, como o próprio universo.
- E Jucélio, até seu último suspiro, navegou por novos conhecimentos e agora se encontra nos páramos cósmicos e celestiais.
Crônica: "Os Arautos do Imutável"
- Ao longo da história, inúmeros se ergueram como porta-vozes de uma verdade absoluta, proclamando serem os escolhidos para guiar o rebanho.
- A religião, como estrutura de poder, em muitos momentos, construiu muros onde deveria haver pontes.
- E, nessas paredes, gravou-se a ideia de uma verdade eterna, intocada, infalível.
- A verdade, para eles, é uma peça de museu, parada no tempo, imune à evolução do conhecimento humano.
- No entanto, ao olharmos para o universo, percebemos que nada é estático.
- O cosmos se expande, e com ele, a compreensão humana deve também se alargar.
- Mas há os que resistem.
- Preferem o conforto do imutável, pois inovar e questionar é perigoso.
- Aceitar que a verdade pode ser um processo contínuo implica em abdicar do controle.
- E é esse controle que alimenta os sistemas que mantêm muitos em silêncio, temerosos de desafiar o status quo.
- O curioso é que, na raiz de todas as tradições religiosas, há a busca pelo conhecimento e pela verdade.
- Mas, em algum momento, o objetivo foi perdido, e a fé passou a ser usada como ferramenta de dominação, em vez de libertação.
- Vivemos em uma era onde o conhecimento se multiplica, onde a ciência avança e as barreiras caem.
- A verdade de ontem pode não ser a de hoje, e certamente não será a de amanhã. O maior respeito que podemos ter pelo passado é permitir que ele nos ensine, mas não nos amarre.
- E, ao mesmo tempo, devemos lembrar que a verdade é tão dinâmica quanto a própria vida.
Sete Trovas:
1.
A verdade é uma chama viva,
Que no tempo sempre evolui,
Enquanto o dogma se esquiva,
O saber se renova e flui.
2.
Religião, verdade eterna,
Dizem os que a querem fixar,
Mas o cosmos, em dança terna,
Mostra o que devemos mudar.
3.
O tempo é mestre sutil,
Não para nem retrocede,
Quem se prende ao seu perfil
A nova verdade não pede.
4.
A fé que cega e destrói
É sombra do entendimento,
Enquanto a razão constrói
A ponte do discernimento.
5.
No altar da conveniência,
O poder se veste de fé,
Mas a ciência, com paciência,
Traz a luz que a todos dá pé.
6.
Dogmas pesam sobre a mente,
Com promessas de salvação,
Mas a verdade é nascente
Que não cabe em religião.
7.
Se a verdade fosse estática,
Seria como pedra fria,
Mas é viva, é pragmática,
Nos conduz à sabedoria.
Resenha:
1. O domínio da verdade absoluta: A ideia de que alguns se autoproclamam senhores da verdade, especialmente no campo religioso, foi construída ao longo da história como uma ferramenta de controle e poder.
2. A verdade como evolução: A verdade não pode ser considerada algo imutável.
- Ela deve se alinhar ao desenvolvimento e ao progresso da humanidade, sempre evoluindo, tal como o cosmos.
3. O papel das instituições religiosas: Muitos líderes religiosos, ao afirmarem conhecer a verdade eterna, acabam se beneficiando do controle das "ovelhas" que seguem sem questionar, alimentando um ciclo de poder.
4. A importância da fé e o perigo de seu uso indevido: Embora a fé seja fundamental para muitos, sua manipulação para favorecer interesses de poder é um problema recorrente na história da humanidade.
5. Inovações no conhecimento humano: O avanço científico e filosófico deve sempre acompanhar o desenvolvimento espiritual e social.
- A estagnação das ideias pode impedir a evolução da sociedade.
6. Religião e ciência em conflito: Historicamente, a religião muitas vezes se posicionou contra os avanços científicos, especialmente quando estes desafiavam os dogmas estabelecidos.
- No entanto, a ciência traz luz para muitas questões que a religião não consegue responder.
7. A verdade como um processo contínuo: A verdade é fluida, mutável e, principalmente, um processo de descoberta.
- A estagnação de ideias contraria a própria natureza da realidade, que está sempre em movimento.
Conclusão:
"A verdade não é uma pedra imóvel; ela é um rio que, ao fluir, molda e transforma o curso da existência humana."
(By: #Lbw-IA, Pirahystrasse, Oma, Beckhauserparadiesecke, Joinville-SC, em 18 out/2024, sexta-feira, 8:21 h.).