NEM UTÓPICO E NEM DISTÓPICO!

No mundo há basicamente três tipos de pessoas: utópicos, distópicos e realistas. A pessoa utópica é aquela que projeta no imaginário um ideal de mundo perfeito. Ela vislumbra um mundo de paz, esperança, amor, prosperidade etc, onde os seres humanos finalmente chegarão a um quase estágio de perfeição.

Do outro lado, temos os distópicos. A distopia por definição é o contrário da utopia, ou seja, um vislumbre catastrófico. É a pessoa, por exemplo, que diz que o PT vai criar um projeto nacional de doutrinação gay nas escolas, que todas as propriedades privadas serão confiscadas pelo Estado e que Deus será proibido de ser cultuado em qualquer ambiente público e privado. Ou, para não ficar só no petismo rs, que o bolsonarismo é um projeto fascista que visa destruir todas as minorias (homossexuais, negros, quilombolas, etc) fechar o congresso (embora no dia 8 de Janeiro de 2023 houve uma clara tentativa, rs) armar toda população, etc.

Mas tanto um quanto a outro são alarmistas ora para o bem, ora ou para o mal. É justamente neste ponto que o realismo bíblico é diferente. Porque à bíblia não vai descrever o ser humano como a sétima maravilha do mundo como esperam os utópicos e, nem o ser mais cruel e malvado como imaginam os distópicos. Ela trata todo ser humano como pecador, contraditório e ambíguo capaz de gerar um Adolf Hitler, mas também uma Madre Tereza de Calcutá, de criar a bomba atômica e também remédios para diversas doenças.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 16/10/2024
Código do texto: T8175061
Classificação de conteúdo: seguro