Sua Majestade

Amanheci, o brilho do sol convida-me a abrir a janela.

Abrindo a janela do meu quarto, extasiada arregalo as janelas dos olhos, ao ver a beleza do meu velho e conhecido Ipê Amarelo.

Vejo Deus no contraste das cores e formas.

Em meio a uma vegetação seca e sem vida, o velho Ipê resiste e surge em deslumbrantes flores amarelo vibrante,majestoso.

Não sei precisar a idade do meu querido Ipê.

Há muitas primaveras , desde que "eu era criança pequena"( fala de Joselino Barbacena, escolinha professor Raimundo) aqui na minha cidade de Mendes Pimentel, o vejo ali plantado ao lado de uma pequena capelinha.

O Ipê sempre me fascinou.

Quando" criança pequena", em épocas de muita seca, era costume reunir as crianças e cada uma, com um vidrinho de água e algumas pedrinhas e flores nas mãos, em procissão subir a montanha íngreme e chegar até a capelinha para rezar, pedindo misericórdia e chuva.

Íamos cantando a oração;

"São Barnabé, que lá do alto da serra, pedir a nosso Senhor pra mandar chuva na Terra, a chuva que nos molha, é o pão que nos consola e nós somos pecadores, tenha dó dos inocentes da Virgem Nossa Senhora".....

Subíamos com os pés descalços. Chegando à capelinha existia uma enorme cruz de madeira, onde depositávamos a àgua e as flores e pedrinhas.

Ao lado da Cruz, estava o Ipê, ainda jovem e todo florido.

Me intrigava e fascinava o fato de vê-lo tão florido e lindo, enquanto tudo estava seco e sem cor.

Só pode ser mágico, pensava com meus botões.

E acreditem, a procissão, o jejum e a fé das pessoas, na maioria das vezes eram recompensadas com as tão desejadas chuvas.

Coincidência, mistérios de Deus ? Não sei, só sei que chovia.

Neste ano, observei meu Ipê durante toda a estação, chegou o mês de julho, agosto, passou setembro e nada.Desolada só vi galhos nus.

Hoje,16 de outubro, meu querido Ipê me surpreendeu. Amanheceu muito bem vestido, com vestes bordadas com delicadas flores amarelas.

Fui visitá-lo, o caminho está mudado, encontrei-o com o tronco doente, grandes feridas abertas.Parece cansado, meu velho e conhecido Ipê.

Mesmo cansado, e trabalhando mais devagar, floriu lindamente, observei alguns pássaros a saltitar alegremente em seus galhos, cantarolando em suaves gorjeios, um lindo parabéns a você....meu querido Ipê amarelo.

 

É a natureza, nos dando valiosas lições.

 

"Quem tem olhos, vejam.Quem tem    ouvidos, ouçam."

 

 

 

Gracieluz
Enviado por Gracieluz em 16/10/2024
Reeditado em 17/10/2024
Código do texto: T8174989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.