Crônica
- Marlian, a misteriosa musa da Mata Atlântica, observava o Sr. Hauser com um olhar sereno e profundo.
- Ele, um homem de campo, acostumado à simplicidade da vida rural, estava sedento por respostas que lhe dessem paz e sentido. - Sob a copa de uma imensa figueira, Marlian o escutava com paciência, sua presença imponente, mas acolhedora, quase etérea.
- Após um breve silêncio, ela abriu um leve sorriso e começou a responder, sua voz ecoando suavemente pela floresta.
— O sentido da vida, Sr. Hauser, está em vivê-la plenamente, no aqui e agora, sem preocupações excessivas com o que passou ou com o que virá.
- A finalidade da nossa existência é deixar marcas positivas, como sementes plantadas para o futuro, mesmo que nunca vejamos os frutos que essas sementes darão.
- Não estamos aqui para entender todos os mistérios, mas para apreciá-los e para aprender com cada um deles.
- Ele a escutava atentamente, absorvendo cada palavra como se fosse um néctar da floresta.
- A natureza ao redor parecia vibrar com as suas palavras, os pássaros cantando mais alto e o vento sussurrando entre as folhas. Marlian prosseguiu:
— Em cada gesto de bondade, em cada instante de gratidão, você encontra o verdadeiro sentido da vida.
- Não precisamos de respostas grandiosas, mas de ações simples que transformam nosso cotidiano.
- Nossa existência é como um rio: sempre fluindo, sempre em movimento, tocando a terra e, com o tempo, desaguando no mar da eternidade.
- E com isso, ela fechou os olhos, deixando o Sr. Hauser em um profundo estado de contemplação.
- Ele se despediu respeitosamente, sabendo que aquelas palavras lhe fariam companhia para sempre.
Miniconto
- O Sr. Hauser, ao retornar para sua casa na área rural, na Mata Atlântica sentiu-se diferente, como se tivesse passado por uma experiência mística.
- Ele passava os dias refletindo sobre as palavras de Marlian, a musa da Mata Atlântica na região de Joinville - SC..
- Certo dia, ao observar um ninho de pássaros, entendeu o que ela quis dizer.
- Ele percebeu que, como os pássaros, sua função era apenas viver, proteger, e continuar o ciclo.
- E ali, em um pequeno instante de epifania, ele sorriu, grato pela simplicidade e pelo mistério que é a vida.
Trovas
1. Em cada folha, um segredo,
Na mata, um eterno saber,
A vida é um rio sem medo,
Que corre sem se deter.
2. Marlian, a musa encantada,
No verde a sabedoria tem,
Nos guia em cada jornada,
A paz, ela nos faz bem.
3. Sr. Hauser, com perguntas em mente,
Busca respostas no coração,
Em cada gesto, o presente,
Em cada vida, uma razão.
4. A mata sussurra baixinho,
Aos sábios que querem ouvir,
Cada árvore tem seu carinho,
Que ensina o que é existir.
5. A vida é simples corrente,
Que nos leva para o mar,
Um rio que segue contente,
Sem nunca, jamais parar.
6. A musa então lhe disse,
Que o sentido é viver,
Sem pressa e sem meiguice,
Apenas por se mover.
7. Na mata, a sabedoria mora,
Em árvores e em cada flor,
Respostas brotam sem demora,
Onde há paz e amor.
8. Hauser volta para o lar,
Com um sorriso a pensar,
Que o sentido é sempre amar,
E aprender a esperar.
9. Marlian, sábia da floresta,
Com sua voz tão gentil,
Diz que a vida é uma festa,
Um caminho sutil.
10. Na simplicidade do ser,
Encontramos a razão,
Viver é apenas viver,
Em paz com o coração.
Resenha
1. Personagem Principal:
- Marlian, uma musa da Mata Atlântica em Joinville-SC, uma figura misteriosa e sábia, que valoriza a natureza e possui uma conexão profunda com o meio ambiente.
2. Ambientação:
A história se passa em uma região preservada da Mata Atlântica, nos arredores de Joinville, onde Marlian vive em harmonia com a fauna e a flora.
3. Temática:
A crônica aborda temas filosóficos, como o sentido da vida e o propósito da existência, tratados com uma perspectiva de simplicidade e harmonia com a natureza.
4. Interação:
Marlian interage com o Sr. Hauser, um homem simples que busca respostas para suas inquietações existenciais, o que representa o desejo humano de entender o propósito da vida.
5. Filosofia de Vida:
Marlian sugere que o sentido da vida não está em compreender cada mistério, mas em viver plenamente e com bondade.
- O sentido da vida está nos pequenos gestos e no respeito à natureza.
6. Estilo:
A história é escrita de forma reflexiva e poética, com um tom contemplativo.
- A musa representa a voz da natureza, e seu discurso ecoa uma sabedoria ancestral, conectando o ser humano às forças da natureza.
Conclusão
- A história de Marlian e o Sr. Hauser é uma meditação sobre o sentido da vida e o papel da simplicidade e da conexão com a natureza em nossa existência.
- Marlian, com sua sabedoria, nos lembra de que viver com propósito não exige compreender todos os mistérios do universo, mas sim respeitar e valorizar o momento presente.
- O encontro do Sr. Hauser com a musa é, acima de tudo, um convite para que cada um de nós encontre beleza e significado nas pequenas coisas da vida e perceba que nosso maior propósito pode ser simplesmente estar em harmonia com o mundo ao nosso redor.
(By: #Lbw-IA, Pirahystrasse, Beckhauserparadiesecke, Oma, Joinville-SC, em 14/out/2024, segunda-feira.)