VOCÊ PENSA O QUE PENSA?
Diferentemente dos animais os seres humanos não só pensam como também passam o dia inteiro pensando. Pensam ao se levantar, escovar os dentes, tomar café, sair para trabalhar, estudar, etc, sem parar. A vida humana é, portanto, um eterno pensar. Só que a esmagadora maioria de nós pensamos no automático. Dificilmente, por exemplo, alguém antes de escovar os dentes pensaria: "Nossa, que legal vou agora cuidar da minha arcada dentária para me ajudar a mastigar melhor, rs."
Seria uma atitude no mínimo estranha para não dizer maluca. Ou: "Agora vou almoçar aquela comida maravilhosa cheia de nutrientes do feijão, arroz, salada, etc." Se os mais antigos que em tese viviam mais tranquilos provavelmente não faziam tais análises de suas atitudes o que dirá nós, modernos do século 21 tão acelerados, ansiosos e impacientes. Dificilmente!
No entanto, há pensamentos que se pensados (seria redundância?🤔) evitaria vários problemas e aborrecimentos presentes e futuros para nós. Porque quantas das vezes pensamos algo sem pensar o porquê estamos pensando aquilo, por exemplo:
Por que quero trocar de carro: há mesmo necessidade o momento é apropriado ou não passa de pura vaidade? Sim, não há problema em comprar as coisas por vaidade, pois o ser humano também é um ser vaidoso. Mas será que dava para investir em algo mais proveitoso e sábio, deveríamos nos perguntar. Ou: por que quero fazer este curso na faculdade, será mesmo que tem a ver comigo ou não passa apenas de um simples desejo sem propósito algum? É o pensar sobre o pensamento. "Ah, mas você faz isso, Sidney?" Também não!😔 Mas deveria! Porque pensando o pensamento a gente evitaria um monte de decisões e escolhas desnecessárias para não dizer prejudiciais.