A Necessidade de Agir
Em certo dia, diante de certas situações, eu estava em uma constante hesitação em tomar decisões. Cada escolha, por menor que fosse, parecia carregar o peso do mundo. Passava horas, ponderando sobre o que fazer, temendo as consequências de cada ação.
Temia a forma de agir, de tomar decisões que podiam levar a resultados ruins. E se eu falhar? Se tudo der errado? Mas pensando sobre isso, pondero: a vida é feita de incertezas. Não nascemos com um propósito definido; nós o criamos através de nossas ações, dos caminhos e percalços vividos diante da loteria genética que carregados e dos muros e grades construídos socialmente. Cada decisão, cada passo que damos, molda quem somos. A inação, por outro lado, é uma escolha que nos aprisiona em um ciclo de medo e arrependimento.
Percebi que, ao evitar agir, estava permitindo que a incerteza governasse minha vida. Decidi, então, que era hora de tentar alterar as adversidades vividas. Comecei com pequenas ações: uma conversa difícil que vinha adiando, uma decisão no trabalho que precisava ser tomada, um sonho antigo que queria concretizar.
Com o tempo, descobri que, embora nem todas as minhas ações resultassem em sucesso, cada uma delas me ensinava algo valioso. Aprendi a aceitar os erros como parte do percorrer a existência. A pressão da realidade e a possibilidade de falhar não desapareceram, mas encontrei coragem para enfrentá-las.
Minha experiência me lembra que a vida é um constante ato de criação. Agir, mesmo diante do incerto, é essencial para nossa evolução. A coragem de tomar decisões, de enfrentar a pressão e de aceitar os possíveis maus resultados, nos permite viver de forma autêntica e plena.
Sou sempre responsável por meus valores e caminhos tomados e isso sempre estará em confronto com os limites impostos pela realidade. O agir vai pavimentar novos caminhos dentro da grande do mundo ao redor, na dialética do que posso e o que poderei.
09.10.2024