O PIOR PESADELO DE UM ARTISTA...
Está bem, mas, não poderia ser o pesadelo de qualquer pessoa?!
Sem dúvida alguma que o poderia...
Inclusive, existem profissões, cuja passagem do tempo e experiência adquirida, torna os profissionais, ainda muito mais qualificados para exercer o “mister!”
Exemplo típico?
Um médico... Um maestro... Um pesquisador científico... “Um político!” (Brincadeira, porque o politico, desde jovem até a mais experiente idade, não é do bem!)
Mas, ao artista , em particular os que lidam com interpretação, música mesmo, que tem no corpo o “porquê” de sua existência e o significado de sua vida , que se mantem muito atuante, sem procurar de alguma forma, trabalhar o seu lado espiritual, para ir aceitando o passar dos anos de uma forma normal, etc., vai sofrer muito com o “objeto” de sua atuação, ou seja, o corpo físico, envelhecendo.
Qualquer pessoa do povo passa pelo mesmo processo de experiência de vida e a chegada abrupta do envelhecimento, mas, não tem suas faces expostas, para que qualquer um possa fazer, através de “flash backs” de imagens , todo o retrospecto de uma “história”, desde que se tinha aquele ”rostinho angelical”, até se chegar ao declínio corporal, que hoje ocorre perfeitamente e se nota, na casa dos 65 e 70 anos de idade e que constatado ter sido muito pior há 40 / 50 anos atrás, onde a expectativa de vida atingia os 45 / 50 anos e as pessoas , nesse caso, independentemente, chegavam, muito... muito mal mesmo, nessas idades!
Contudo, o artista é de tal maneira atingido com o declínio de sua beleza física, que li relatos, de muitos deles, que chegaram a atentar contra a própria vida, quando simplesmente perceberam a “decadência de sua aparência física” e o avançar da idade, além encarquilhar suas faces, mãos, etc., ainda lhe tolhendo os movimentos , os impossibilitaram de fazer o que tanto amavam... e ainda ter que aceitar o fato, de não mais ser aceito quanto no passado, fora carga por demais pesada, para resistirem e quase sucumbiram!
Outro fator agravante que atua em desfavor do artista, são as doenças mentais, que se antecipando a velhice, atingem-no sobretudo, causando transtornos e sofrimentos terríveis a si próprios e quando os tem, os familiares mais próximos... Exemplo típico disso é o caso do excelente ator americano, que atuara brilhantemente nos filmes: “DURO DE MATAR!” e o “SEXTO SENTIDO!”
Sim, padecendo de uma “demência” singular, ao que parece , BRUCE WILLIS, infelizmente, nem terá o desprazer de se descontentar com o avanço da idade necessariamente, porque, nem consciência disso, terá!
Menos mal para aqueles que ainda podem sofrer isso... menos constrangedor para aqueles que ainda podem chorar... Pelo menos tem consciência disso!
Na verdade, o pior pesadelo de um artista, se dá justamente, por seu excesso de zelo, de vaidade e acima de tudo, se recusar a aceitar a realidade! Muito diferente de quem vive a vida normalmente, esperando o despontar da idade, no horizonte!
Quem é que gosta de se olhar no espelho e observar o surgimento de incontáveis rugas, cabelos brancos, pálpebras enrugadas também e amostras de cansaço evidentes devido aos anos, no seu semblante?!
Ninguém, obviamente!
Mas, muito melhor do que sofrer por “ataques” inexplicáveis de vaidade é aceitar a verdade e viver a chamada “melhor idade”, como tem que ser vivida... E como tem que ser vivida?
Como se fôssemos eternamente jovens e felizes para sempre!