Seria a quarta crônica de setembro

 

AVISO: Era pra ontem, mas esqueci. Então publico hoje, mas conta pra setembro, como se ele tivesse 31 dias, ok? Abraço.

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui na minha academia literária a fim de ler crônicas filosóficas. Ajudungila?

 

Como escrevo uma crônica por semana, ateisticamente, podem ser quatro ou cinco por mês. Esse mês seriam quatro, então essa é a quarta crônica do mês. Números, regularidade, inúmeros, irregularidades. Aqui em minha escrivaninha tem de tudo e mais um pouco, mais um pouco do que de tudo, como tuzes sabem. Não consigo escrever uma crônica por dia, pois, se me sobra tempo, falta-me talento, mesmo eu sendo genial.

 

Nozes, escritores e escritoras, somos assim, inconstantes. Escrevo toda sexta-feira, mas hoje é segunda. Segunda rima com tunda, funda, bunda, afunda, abunda, morimbunda, corcunda, pitumba, fecunda, inunda, excomunga, Dunga. Sim, Dunga, o anão ou o jogador de futebol, tanto faz. Um era da Branca de Neve e o outro da Seleção Brasileira. Tivemos a Era Dunga, inclusive. Jogava com a 5, não com a 4. E os anões eram 7. E essa é a quarta crônica do mês.

 

A disciplina de escrever uma vez por semana e transformar isso em quantidades mensais me salva da inatividade. Prendo-me as regras, mesmo não sendo mulher que, não estando na menopausa, são dominadas e determinadas pelas regras. Eu me prendo às regras e escrevo, escrevo, escrevo e escrevo. Escrevo, escravo de regras. Doce escravidão: letras são algemas, algemas da razão, título que um amigo deu para um livro seu.

 

E a quarta crônica do mês é pretensamente filosófica, por isso a categorizei assim. Amanhã já é outubro e neste mês serão quatro crônicas, também. Em novembro cinco e em dezembro, de novo, quatro. Regularidades e números.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

---- * -----

 

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Tuzes+Eu=Nozes.
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

 

Antonio Fernando Rollim de Braga Bacamarte

 

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 01/10/2024
Reeditado em 01/10/2024
Código do texto: T8163900
Classificação de conteúdo: seguro