GRATIDÂO: EXERCÍCIO DE CORAGEM E SABEDORIA
O sentimento de gratidão é uma virtude que somente as pessoas de bom coração costumam cultivar. A gratidão é, sem sombra de dúvidas, um grande aliado para que um ser humano possa alcançar uma vida mais alegre, feliz e livre de estresse. Estudiosos asseguram que a gratidão oferece muitos benefícios à saúde física e mental daqueles que a exercitam. Afinal, um ser agradecido não tem tempo para perder com pensamentos negativos e tristezas.
Os estudos sobre este assunto sugerem que “a gratidão estimula áreas do cérebro relacionadas ao prazer e à conexão social”. Além disso, contribui para aliviar o estresse, regula o estado emocional das pessoas, melhora o sono e fortalece o sistema imunológico, aumentando a sensação de felicidade.
A filosofia tem muito a ensinar acerca da gratidão. De acordo com esta sabedoria milenar, a gratidão tem a capacidade de nos conectar com os nossos semelhantes e fortalecer nossos relacionamentos. Ela também nos ensina que o sentimento de gratidão nos ajuda a cultivar uma atitude positiva e a enfrentar desafios com mais coragem.
Para o filósofo estoico, Sêneca, a gratidão é essencial na busca pela sabedoria. Ao sermos gratos pelos benefícios recebidos, segundo ele, reconhecemos as bênçãos recaídas sobre nós e passamos a valorizar as pequenas coisas que a vida nos oferece. Isto nos ajuda a termos uma visão mais ampla do mundo e a encontrar um propósito maior em nossas ações.
Para Aristóteles, a gratidão é um elemento essencial para uma vida social mais saudável. Ao sermos gratos reconhecemos o valor das pessoas ao nosso redor e fortalecemos nossos relacionamentos. Isto nos ajuda a construir uma comunidade mais solidária e harmoniosa.
A gratidão, portanto, é uma virtude que vai muito além de uma simples troca de favores. É um sentimento de empatia com o mundo que nos cerca. Ela ainda nos ajuda a valorizar o presente e a encontrar beleza nas coisas simples, tornando a nossa vida mais rica de significados.
Uma pessoa de bom coração procura fazer o bem, sem esperar nada em troca. Nem mesmo gratidão. Contudo, quem pratica o bem, corre um sério risco de receber como recompensa a ingratidão – sentimento considerado pelos estudiosos como o mais doloroso para aqueles que são vítimas dela.
As pessoas ingratas acreditam ter direito e merecimento por aquilo que recebem dos outros. Tal atitude os torna egoístas e arrogantes. A ingratidão amarga uma relação fazendo-nos sentir tolos e desmotivados a voltar a ajudar novamente.
Portanto, ser agradecido ao bem que se recebe é um dos princípios que precisa se fazer presente na vida de um cristão. “Quem tem a coragem para fazer o bem, precisa ter sabedoria para suportar a ingratidão”.