Em 2009 escrevi e publiquei uma fábula sobre O medo da Liberdade.
https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?pag=5&id=20405&categoria=&lista=lidos
Agora, em 2024, faço uma crônica e Trovas sobre este tema.
### Crônica: A Essência da Liberdade
- Liberdade é um conceito que transcende barreiras físicas e mentais.
Desde tempos imemoriais, o ser humano busca formas de expressar e viver a liberdade, seja pela conquista de territórios ou pela busca incessante do conhecimento e das próprias aspirações.
A história do rei e sua porta misteriosa nos ensina uma lição profunda: o medo muitas vezes nos paralisa e nos impede de descobrir o que há além daquilo que imaginamos ser ameaçador.
Essa fábula nos leva a refletir sobre as portas que nos recusamos a abrir ao longo da vida, preferindo a segurança ilusória do que já conhecemos, ao invés de enfrentar a incerteza do desconhecido.
Liberdade, afinal, não é apenas a ausência de correntes físicas, mas sim a escolha consciente de não se deixar acorrentar pelo medo.
- Quantas vezes ficamos diante de uma porta simbólica, com medo das consequências, sem perceber que o que há do outro lado é o caminho que nos levará a realizações maiores? - A verdadeira liberdade não é garantida pelo lugar em que estamos, mas pela nossa capacidade de romper com nossos próprios limites, preconceitos e receios.
- A liberdade nos convida a agir, a nos mover, a não ficar estáticos em nossas próprias prisões emocionais.
- Cada passo em direção ao desconhecido pode ser assustador, mas também pode ser libertador.
- Viver sem medo é abraçar a liberdade em sua forma mais pura, e é nesse momento que nos encontramos verdadeiramente livres.
### Trovas:
1. Ao abrir a porta da vida,
Enfrento o medo e a dor,
Vejo a estrada colorida,
Liberdade é o meu valor.
2. No caminho do destino,
Há escolhas a enfrentar,
Se o medo for meu tino,
A liberdade vou matar.
3. A porta se abre à coragem,
Quem ousa nela entrar,
Descobre em cada passagem
A chance de voar.
4. Com medo não se avança,
Liberdade é decisão,
Na alma nasce a esperança,
Ao romper da escuridão.
5. Liberdade é viver pleno,
Com os sonhos a brilhar,
Sem amarras, sem veneno,
A vida é pra se amar.
6. Quem se fecha por temer,
Na sombra quer se esconder,
Liberdade vai perder,
Sem jamais poder viver.
7. No caminho de quem sonha,
Há sempre um porto a seguir,
Liberdade é quem acompanha
Quem não teme desistir.
### Resenha: **A Liberdade e a Porta – Uma Reflexão sobre o Medo e a Escolha**
1. **Título e Contexto**: O texto apresenta uma antiga fábula que se passa em uma era longínqua, talvez na Grécia ou em Roma.
- Apesar do cenário histórico, a mensagem é universal e atemporal, focando no conceito de liberdade e na relação do ser humano com o medo.
2. **Símbolos Centrais**: O rei e a porta de ferro com caveiras são os principais símbolos. O rei representa a autoridade e a força que impõe escolhas difíceis.
- A porta de ferro, adornada com figuras assustadoras, simboliza o medo do desconhecido, enquanto os arqueiros são a opção da morte rápida e certa.
3. **O Dilema dos Prisioneiros**: Diante de duas escolhas – a morte imediata pelas flechas ou a passagem pela porta misteriosa – os prisioneiros sempre escolhiam a primeira opção.
- Este comportamento reflete a tendência humana de temer mais o desconhecido do que a própria morte, evidenciando como o medo pode ser paralisante.
4. **O Desfecho Surpreendente**: Ao final da guerra, um soldado, movido pela curiosidade, decide questionar o rei sobre o que havia além da porta. Ao abrir, ele descobre que a porta levava à liberdade.
- Este ponto é crucial, pois revela a ironia trágica: a verdadeira liberdade estava disponível o tempo todo, mas o medo impedia que fosse alcançada.
5. **A Moral da Fábula**: A história nos ensina que muitas vezes, o medo do desconhecido nos impede de conquistar a liberdade e de alcançar nossos maiores sonhos.
- O terror criado em nossas mentes nos mantém presos a uma zona de conforto, e é preciso coragem para superar esse bloqueio.
6. **Paralelo com a Vida Real**: A porta e os arqueiros podem ser vistos como metáforas para os dilemas cotidianos que enfrentamos.
- Quantas vezes preferimos o familiar – mesmo que limitante – em vez de ousar explorar novos horizontes?
- A liberdade, seja emocional, mental ou física, muitas vezes está à nossa disposição, mas o medo da mudança nos impede de abraçá-la.
7. **Aplicação Prática**: A fábula nos incentiva a enfrentar nossos medos e a abrir as portas que nos aterrorizam, pois nelas pode estar a chave para a nossa libertação pessoal e para a realização de nossos sonhos mais profundos.
### Conclusão:
- Liberdade é um estado de espírito, uma escolha.
- É preciso coragem para romper as barreiras que nós mesmos criamos e enfrentar os fantasmas que projetamos sobre as portas da vida.
- Muitas vezes, aquilo que parece ser nosso maior inimigo é, na verdade, o portal para a realização plena.
- Viver sem medos é libertar-se das correntes invisíveis que nos prendem ao conformismo e à estagnação.
- A liberdade, ao contrário do que muitos acreditam, não é dada; ela é conquistada.
- Cada um de nós carrega dentro de si o poder de abrir as portas que conduzem ao caminho dos sonhos.
- O preço pode ser o risco, mas a recompensa é a vida vivida em sua plenitude.
- Que sejamos audaciosos para abrir cada porta, superar cada medo, e abraçar a liberdade que sempre esteve ao nosso alcance.
- Viva sem medos.
(By : #Lbw-IA, Pirahystrasse, Oma, Beckhauserparadiesecke, Joinville-SC, em 06 setembro/2024, sexta-feira)