- Ter 75 anos, com lucidez e plena liberdade de locomoção e entendimento intelectual, social, biológica e capacidade cognitiva, é um privilégio da Natureza e do Cosmos.
- E viva a Vida!
(#lbw + Pirahystrasse, Oma, Beckhauserparadiesecke, Joinville-SC)
Crônica: Sou septuagenário, minhas marcas vitais.
- Envelhecer é um presente que muitos temem, mas poucos compreendem.
- Eu, com o passar dos anos, percebo que a maior vitória está em aceitar o tempo, com seus ventos e marés.
- Sou septuagenário, a minha sabedoria, me permitiu viver tantos momentos, alguns turbulentos, outros serenos, mas todos essenciais para forjar quem sou hoje.
- Carrego em minhas mãos as marcas das lutas e nas minhas rugas a memória das conquistas.
-"Sempre acreditei que dignidade não está na juventude eterna, mas na capacidade de envelhecer sem ser um fardo para os outros.
- Quero ser e continuar sendo um idoso que desperta respeito, não pena.
- Desejo me deitar todas as noites com um sorriso no rosto, ainda que os anos tenham transformado esse sorriso em linhas finas no meu semblante.
- Que essas linhas contem as histórias que as palavras às vezes não conseguem.
- A vida me trouxe desafios e contratempos, mas com paciência e sabedoria, eu venci a todos.
- E quando olho para trás, percebo que, mais do que adversidades, o que me fortalece são as invejas que surgiram em torno de meus sucessos e conquistas.
- Contudo, escolhi não guardar rancor.
- Perdoei a todas essas pessoas, porque compreendo que a inveja é um fardo pesado, que não merece espaço no coração de quem, como eu, envelhece com serenidade.
- Agradeço ao universo por conspirar sempre a meu favor, trazendo para perto os verdadeiros amigos, aqueles que foram a bússola em dias de nevoeiro.
- Hoje, quero envelhecer com dignidade, saboreando cada instante, sem pressa, e aproveitando a beleza que cada segundo ainda me oferece.
---
- Trovas sobre minha vida septuagenária:
1. Na vida, o tempo não espera,
Mas vou sorrindo devagar,
Enfrento a jornada sincera,
Sem medo de um dia findar.
2. Em cada ruga há uma história,
De batalhas que já ganhei,
Guardando sempre a vitória,
Nas conquistas que alcancei.
3. O peso da inveja carrega,
Quem se esquece de perdoar,
Mas o coração que sossega,
Sabe o que é prosperar.
4. Aos amigos que guardei,
Ofereço o meu amor,
Pois no tempo que passei,
Cultivei só o melhor.
5. A vida é breve, sem temor,
Em seus dias vou vivendo,
No coração só há calor,
E em paz vou envelhecendo.
6. Que o universo, em bondade,
Me permita envelhecer,
Sem tristeza ou vaidade,
Apenas com o saber.
7. O tempo não me é rival,
Ele é meu sábio amigo,
Ensina-me a cada final,
A apreciar o abrigo.
8. Se um dia for só memória,
Que me lembrem com prazer,
Pois em cada passo, a história,
Foi de aprender a viver.
9. Aos que um dia me invejaram,
Ofereço só perdão,
Pois no fim, o que levaram
Foi o peso em vão.
---
Resenha:
1. Envelhecimento como privilégio: O texto reflete sobre o desejo de envelhecer com dignidade, reconhecendo que o passar dos anos não deve ser temido, mas aceito com sabedoria.
2. A dignidade na velhice: Ser capaz de cuidar de si próprio sem ser um fardo para os outros é uma das principais aspirações, destacando a importância da independência emocional e física.
3. A aceitação das marcas do tempo: A crônica valoriza as rugas e as cicatrizes como narrativas de uma vida bem vivida, em vez de sinais a serem lamentados.
4. Superação dos contratempos: Ao longo da vida, muitos desafios foram enfrentados e vencidos, graças à paciência e sabedoria adquiridas com o tempo.
5. O perdão aos que invejaram: Há um destaque para o poder do perdão, especialmente para aqueles que sentiram inveja dos sucessos e conquistas, reafirmando a maturidade emocional do autor.
6. O papel do universo e dos amigos: O universo, ao conspirar a favor, trouxe não apenas desafios, mas também amigos verdadeiros que contribuíram para o caminho da vida.
7. Sabedoria na velhice: O envelhecer com sabedoria é visto como a capacidade de aproveitar os momentos com serenidade, sem pressa, reconhecendo o valor de cada segundo.
8. Os amigos como bússola: O reconhecimento da importância dos amigos leais, que estiveram presentes nos momentos difíceis, oferece uma visão otimista sobre o envelhecimento cercado por carinho e companheirismo.
9. O tempo como aliado: O tempo não é visto como inimigo, mas como um aliado que ensina lições valiosas, permitindo que a vida seja vivida com sabedoria e dignidade.
---
Conclusão da minha ânsia vital:
Prefácio:
- A vida, em sua jornada misteriosa, nos oferece mais do que dias que somem no calendário.
- Cada instante é uma dádiva, uma oportunidade para crescermos, aprendermos e, principalmente, vivermos em paz com o tempo. - Envelhecer, ao contrário do que muitos acreditam, é um ato de coragem e sabedoria.
- Aquele que abraça o passar dos anos, sem medo e sem remorsos, encontra na maturidade o verdadeiro sentido da vida.
Frase conclusiva:
"Envelhecer com dignidade é abraçar o tempo como o mais sábio dos amigos, sabendo que cada ruga é a assinatura da vida em nós."
(By: #Lbw-IA, Pirahystrasse, Beckhauserparadiesecke, Oma, Joinville-SC, em 19 ser/2024, quinta-feira.)