A importância das trovas.

- Sempre gostei de escutar e fazer trovas desde a minha infância.

- A capacidade de improvisação, sempre me encantou neste gênero poético.

 

Crônica: A Importância das Trovas

 

- As trovas são um dos formatos poéticos mais antigos e populares, atravessando gerações com sua simplicidade e musicalidade.

No Brasil, elas têm um espaço cativo, não apenas como uma expressão poética, mas como um verdadeiro reflexo da cultura e do humor do povo.

A trova, com sua estrutura de quatro versos rimados, muitas vezes em redondilha maior (sete sílabas), consegue encapsular, de forma concisa e profunda, os sentimentos mais variados, desde o humor ao lirismo, passando pela filosofia cotidiana.

 

A importância das trovas vai além da poesia escrita.

Elas são formas orais de comunicação que possibilitam o acesso de todas as camadas sociais à arte, por sua simplicidade de criação e interpretação.

Em encontros de trovadores, as trovas são instrumentos de socialização, momentos de leveza e de reflexão, onde o riso e a emoção se encontram.

O poder de síntese e a necessidade de rima desafiam o trovador a encontrar as palavras exatas, o que enriquece o vocabulário e a capacidade de improvisação.

 

O trovador precisa "achar" a palavra certa e o ritmo perfeito para expressar suas emoções ou provocar o humor.

É uma forma artística que continua viva, graças ao seu apelo popular e sua ligação direta com a vida cotidiana, seja através de reflexões filosóficas, seja pelo humor.

Como disse Raquel de Queiroz, a trova é "um jardim inteiro que se exprime num pequeno botão de rosa", e essa capacidade de dizer muito com tão pouco é o que faz dela uma arte inestimável.

 

Resenha com Tópicos Enumerados.

 

1. Definição e Origem das Trovas: O termo "trova" vem do francês trouver, que significa "achar", indicando o esforço do trovador em encontrar o motivo de sua poesia.

Trata-se de uma forma poética popular presente em várias culturas e línguas, e é caracterizada por quatro versos rimados, geralmente em redondilha.

 

2. Tipos de Trova: As trovas podem ser líricas, filosóficas ou humorísticas. Neste contexto, nosso foco está no humor, em que as trovas provocam o riso através de situações cotidianas, observações sagazes e jogos de palavras.

 

3. Exemplos de Trovas Humorísticas: Foram apresentados exemplos de trovas como:

 

"Eu, trabalhar desse jeito, / com a força que Deus me deu, / pra sustentar um sujeito / vagabundo que nem eu?"

 

"Minha sogra não reclama / do bom trato que lhe dou. / Até de 'filho' me chama... / -- Só não diz que filho eu sou."

 

4. Valor Cultural: A trova é uma forma de expressão cultural acessível a todos, que promove a criatividade e o vocabulário.

Ela tem um papel social, especialmente em encontros de trovadores, onde a arte de rimar e improvisar é celebrada.

 

5. Legado Literário: Além de sua popularidade entre o povo, a trova tem um legado literário significativo.

Grandes autores como Raquel de Queiroz já destacaram o valor da trova como uma forma de arte capaz de condensar emoções e significados profundos em poucos versos.

 

6. Trova como Reflexo da Sociedade: O humor presente nas trovas é, muitas vezes, um reflexo da sociedade e de suas peculiaridades.

Elas abordam situações cotidianas de forma leve e crítica, promovendo o riso e a reflexão.

 

7. Relação com a Música e a Poesia Oral: As trovas têm uma forte relação com a tradição oral e com a música, e, por isso, sua transmissão se dá muitas vezes de forma espontânea, o que ajuda a manter a vivacidade dessa arte.

 

8. Popularidade no Brasil: No Brasil, a trova mantém sua popularidade, especialmente em eventos e competições de trovadores, onde a criatividade e a habilidade de improviso são testadas.

 

9. Contribuição para o Desenvolvimento Pessoal: A prática de criar trovas desenvolve o raciocínio rápido, a capacidade de síntese e a sensibilidade poética, além de ser uma forma de entretenimento.

 

- Trovas com Rimas Perfeitas (ABAB)

 

1.

 

A trova é forma brejeira,

encanta a todo o trovador.

Com rima, em modo certeira,

ela exprime o nosso amor.

 

2.

 

Na lua-de-mel, que apuro!

Faltou luz, foi só emoção.

Noivo sem toco, inseguro,

e a noiva em pura aflição!

 

3.

 

Se a sogra me chama “filho”,

respeito eu sempre mantenho.

Mas não diz com qual ardilho,

esse tal filho que eu tenho.

 

4.

 

O fanfarrão que se casou,

se viu preso em confusão,

pois a liberdade deixou

junto com seu coração.

 

5.

 

Plantei ipê com carinho,

amarelo fez-se flor.

Mas vi roxo em seu caminho,

e encantou-me com vigor.

 

6.

 

O JEC jogando, e eu tenso,

futebol vira paixão.

Se perde, fico propenso

a achar defeito em razão!

 

7.

 

Morena junto à cascata,

trouxe amor e fantasia.

Seu olhar, oh, que bravata!

Desfez-se ao final do dia.

 

8.

 

Quer casar? Pergunta o moço,

ela nega, sem ter dó.

Ficou livre e sem alvoroço,

e ele segue bem só.

 

9.

 

Na casa do trovador,

quem comanda é a mulher.

Mas o amor, de tanto ardor,

faz com que reine o que quer.

 

Conclusão

 

- As trovas, com sua simplicidade e musicalidade, continuam a encantar pela capacidade de transmitir mensagens profundas ou humorísticas em poucos versos.

- Além de promover o riso, as trovas criam uma conexão com o cotidiano e a cultura popular.

- A leveza do humor e a profundidade do lirismo fazem delas uma forma de arte acessível e eterna, preservando o espírito criativo e a tradição oral de nosso povo.

(By:#Lbw-IA, Pirahystrasse, Beckhauserparadiesecke, Oma, Joinville-SC, em 17 set/2024, terça-feira. )