O que é a vida

O escritor colombiano, Gabriel García Márquez, escreveu em sua obra Viver para Contar, que "a vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la". A vida, então, não é somente acordar, se alimentar, descansar, trabalhar; a vida é ter relacionamentos para que se tenha histórias para serem contadas.

Afinal, como disse o também escritor Rúbem Alves, a saudade é a alma nos avisando onde ela queria estar. Mais um escritor, pensador, nos ensina que a vida só vale a pena por causa dos bons momentos que vivemos juntos, das gargalhadas, dos abraços, das tristezas e decepções, das vitórias e sucessos. Os sonhos se esvaecem, as memórias saudosas jamais nos abandonam; se o idoso poucos sonhos ainda tem, seu baú de memórias está lotado. E como é bom ouvir as histórias que nossos pais, nossos avós, nos contam ou nos contaram, porque vamos descobrindo que o segredo da felicidade na vida está nas coisas pequenas.

Conan Doyle, autor das obras de Sherlock Holmes, em uma das aventuras do detetive, fala que, em meio às investigações em um dia frio e nublado, Holmes para em frente a uma rosa vermelha e se deslumbra com a beleza da mesma. E assim, deslumbrado, extático e estático, nos ensina que, mesmo em meio ao trabalho, às dificuldades, podemos (devemos) encontrar nas pequenas coisas sua beleza, porque são nessas pequenas coisas que o Criador se apresenta para nós todos os dias.

O cantor e compositor Belchior escreveu, na famosa canção "Como Nossos Pais", que viver é melhor que sonhar, porque vivendo, crescemos, alimentando nossas almas com as saudades, as memórias, que devemos compartilhar com outras pessoas, para que também cresçam.

O que é a vida?

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 19/09/2024
Reeditado em 19/09/2024
Código do texto: T8155034
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.