Essa tal procrastinação

Atire a primeira pedra quem nunca procrastinou na vida! Não minta para si mesmo hein... Pelo menos uma ou outra vez deixou para depois o que poderia ter feito naquela hora. Seja por desânimo, impaciência ou mesmo preguiça!

Nem precisa dizer qual o dia da semana mais procrastinado" que existe: A segunda feira.

Conheço pessoas que só conseguem realizar suas tarefas á partir terça-feira em diante. Enfiou na cabeça que segunda feira é ruim, que é o pior dia da semana e que prefere ficar em casa até passar esse "dia mal".

Dia mal pra ela porque a segunda-feira é o dia perfeito para recomeçar projetos, planos e atividades. Aliás, todos os dias são perfeitos. Nós é que criamos um monstro para não fazer as coisas mais importantes.

Antigamente eu achava que segunda-feira só servia para trabalhar e mais nada. Era um dia obrigatoriamente cinza onde tínhamos que cumprir os horários e depois ir pra casa tomar banho e dormir. Era o "dia da cara feia". E realmente comecei observar como as pessoas ficavam carrancudas na segunda-feira de manhã. Até um bom-dia torna-se uma ofensa para algumas pessoas.

Então eu também comecei a odiar as segundas-feiras e, com isso procrastinar em muitas coisas, adiando tarefas e me lascando lá na frente. Com o tempo fui entendendo que o problema é que eu também havia enfiado na minha cabeça que a segunda-feira era o pior dia da semana sem ser! Que eu tinha que concordar com quem tinha suas segundas-feiras ruins e se tinham eu precisava ser solidária e também destruir a minha segunda-feira de alguma forma. Acreditem!

Adiei muitas coisas na vida por medo e receio e percebi com o tempo que isso só prejudicou a mim mesma. Porque a gente não se livra do problema, deixando de resolver apenas adiamos tornando-o pior!

Óbvio que nem todos os dias amanhecemos com o sorriso de orelha a orelha. Isso não existe! Tem dias que não queremos fazer absolutamente nada e ainda assim precisamos vencer a procrastinação que quer a todos custo nos anular.

Antigamente e, quem tem mais de trinta e cinco anos vai lembrar que era proibido abrir a pizzaria na segunda-feira. Todas as pizzarias eram fechadas na segunda-feira e eu ficava sonhando comer uma pizza e tinha que esperar a terça ou quarta-feira em diante. Hoje, não existe mais isso. Temos pizza a qualquer dia e hora. Porque então não transformar a segunda-feira em um dia agradável e diferente? Por que não fazer aquilo que amamos qualquer dia e hora? Cumprir as obrigações e depois comer numa pizzaria sem pressa, grata a Deus pela chuva fininha que cai em São Paulo? Está uma segunda-feira abençoada! Vamos vencer essa procrastinação encarando de frente as situações?

Andreia Caires
Enviado por Andreia Caires em 16/09/2024
Reeditado em 16/09/2024
Código do texto: T8153014
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.