A Multiplicação do Inesperado

Era um dia comum, de sol preguiçoso e ventos suaves. A multidão, ansiosa, reunia-se ao redor daquele homem de palavras poderosas. Havia algo de magnetizante nele, algo que atraía mais do que curiosidade: era a esperança. Muitos ali estavam famintos, mas não apenas de alimento. Buscavam algo mais, talvez uma resposta para as perguntas que carregavam no peito ou um alívio para a solidão que os acompanhava em silêncio.

No meio daquele ajuntamento, havia fome. Não apenas a fome física que aperta o estômago, mas uma fome de alma, de algo que nem mesmo o próprio homem podia explicar. Entre os murmúrios, alguém ofereceu o que tinha — dois pães e cinco peixes. E ali, diante do escasso, o improvável aconteceu.

Com um gesto simples e um olhar profundo, o homem pegou aqueles poucos alimentos, levantou-os aos céus e, sem alarde, começou a repartir. O pão que era pouco, de repente, se tornou muito. O peixe que não daria para uma mesa, de repente, encheu barrigas e mais barrigas.

Mas o milagre real não estava apenas no alimento que se multiplicava; estava nos corações que se abriam, nas mãos que estendiam os pedaços de pão ao próximo, nas almas que percebiam que, diante da escassez, há algo maior que nos une. A multiplicação dos pães e peixes não era sobre saciar o estômago de cinco mil homens, mas sobre mostrar que a generosidade, quando tocada pela fé, transcende qualquer contagem.

Naquele dia, não foram apenas cinco mil que comeram. Não se contaram as mulheres, nem as crianças, mas quem disse que números importam? O que importava ali era o gesto de partilha, o poder da transformação que nasce quando a pequena oferta de um se transforma na abundância para muitos.

A lição, talvez, não esteja nos pães e peixes que apareceram magicamente, mas na capacidade humana de multiplicar o pouco que tem quando decide dividir. Jesus sabia disso. Sabia que, ao repartir o pão, repartia também o amor, a esperança e o senso de comunidade que, por mais rara que fosse a ocasião, deveria ser regra em nossas vidas.

A verdadeira multiplicação não é contada em porções, mas em corações.

Sandro Almeida
Enviado por Sandro Almeida em 15/09/2024
Código do texto: T8152358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.