ESPEUSIPO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Aristóteles foi aluno da Academia de Platão, localizada em Atenas, chegou lá com 17 anos de idade, em 384a.C, tornando-se um filósofo reconhecido por este, seus alunos e a comunidade acadêmica de seu tempo. Era oriundo da cidade de Estagira, uma pequena cidade, sem grandes tradições intelectuais de seus filhos.

Na realidade Aristóteles enfrentou todos preconceitos e desafios devido a sua origem provinciana, inclusive conquistou a estima e o respeito do próprio Platão, de quem foi aluno e depois professor da referida academia.

Em 347a.C, Platão morreu, assim sendo apareceram diversos candidatos ao cargo de diretor da Academia de Platão, não obstantes Aristóteles ter 37 anos de reconhecimento e prestigio entre os alunos e o próprio Platão, dentre os demais os candidatosa diretor da referida academia, por ser o mais qualificado para o cargo referido, porém, o escolhido foi Espeusipo, sobrinho de Platão, motivo pelo qual Aristóteles se sentiu injustiçado, prevalecendo assim a conexão familiar do fundador da Academia a nomeação do diretor, motivo pelo qual Aristóteles e seus discípulos iniciaram seu exílio voluntário como forma de protesto.

Assim sendo, durante seu exílio ou andancas, fora da academia, tendo visitado a corte do filósofo e rei Hermias e bem assim passou um longo tempo na Ilha de Lesbos, tendo feito pesquisas e descobertas sobre a biologia marinha.

Tempos depois Aristóteles foi convidado pelo rei Filipe da Macedônia para instruir seu filho Alexandre, o Grande, futuro herdeiro do trono, missão aceita e fielmente cumprida.

Posteriormente, Aristóteles regressa a Atenas e funda sua própria Escola Filosófica denominada Liceu, tendo assim eclipsado a fama da Academia de Platão, dirigida por Eupeusipo.

É esta a reflexão que se faz que ao longo da história os vínculos pessoais em escolher o sobrinho como sucessor de Platão, sobrepõe o mérito representado por Aristóteles, influenciando as decisões acadêmicas, assim como aconteu na Academia de Atenas.

Infelizmente o mundo está ainda cheio de Espeusipo, com raríssimas exceções em pleno século XXI.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 14/09/2024
Reeditado em 14/09/2024
Código do texto: T8151676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.