DIA DA VICTÓRIA

O DIA DA VICTORIA

Nelson Marzullo Tangerini

Era para ser apenas um dia diferenciado no Colégio, uma Feira Literária, sobre “Paródia e intertextualidade”, para os alunos mostrarem suas habilidades intelectuais e aumentarem as notas. E foi mais que isto.

Meus alunos - da turma 1014, horário da tarde -, do Colégio Estadual Antônio Houaiss, apresentaram, então, um trabalho magnífico e bem amarrado a partir de pintores famosos como Leonardo Da Vinci, Vincent Van Gogh, Edvard Munch, entre outros.

O que ninguém esperava era a finalização do trabalho, com a aluna Victoria Helena da Silva Nascimento recitando um poema seu, a intertextualidade, sobre a pintura “O Grito”, de Munch, que ora publico:

“O GRITO

Por que ele grita?

Perdeu o amor?

Perdeu a cor?

.

Viu algo nesse rio?

Fugiu do asilo?

Parece estar aflito.

.

Por favor, cuidado com o caminho!

Sei que o fardo

Pode ser grande;

Sei que a alegria

Está distante.

.

Você grita de raiva?

Grita de desespero?

Necessita de um conselho?

.

Entendo que quer acabar

Com esse tormento.

.

Conclusão: não sabemos;

Ele pode estar sentindo

A dor da perda,

Da decepção,

Ou só perdeu a razão”.

Aqui, Victoria nos explica, com clareza, a proposta da Feira Literária. Emocionado pelo belo texto que apresentou, escrevo esta crônica no momento em que espero a minha aposentadoria no magistério.

Durante todos esses anos, tive surpresas e decepções. Decepções porque alguns alunos escolheram outro caminho e cedo perderam a vida. Outros, porém, seguiram o mesmo caminho que segui, o do magistério; ou o da Música (Liz Donato), ou da Engenharia, ou o do Direito...

Volta e meia, encontro Victoria, amante da literatura, pelos corredores do colégio ou em sala de aula, atracada com bons livros. Desde já, esta aluna do 1º ano do Ensino Médio, mostra-se uma exímia desenhista, além de poeta.

Sugiro que a aluna, que encanta todos os professores do CEAH, trabalhe com mais intertextualidades, com outros pintores - quero dizer - e componha um livro de poemas. Seria um bom começo para uma poeta que desponta na nova literatura de língua portuguesa.

O pintor norueguês Edvard Munch (* 12 de dezembro de 1862 - + 23 de janeiro de 1944), foi um dos precursores do impressionismo e do expressionismo. A sua obra mais famosa é “Skrket (O Grito)”, na qual uma pessoa grita a sua angústia e aflição sobre uma ponte. Toda a obra de Much encontra-se no Museu de Oslo, na capital da Noruega.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 10/09/2024
Reeditado em 10/09/2024
Código do texto: T8148674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.