Às Vezes os Sonhos Reafirmam as Escolhas da Realidade

Na noite anterior, tive um sonho curioso e revelador. Nele eu era um espectador, uma pessoa passiva, sem participação no evento que observava, olhando com distanciamento e desligamento o que acontecia. A situação sonhada era que, depois de muitos anos, visitava um local de trabalho do qual estou desligado há anos. Enxergava um perfeito ambiente de labor: uma renomada escola onde trabalhei há mais de três anos.

Eu entrava no local, que tinha uma excelente estrutura, melhor do que na época em que eu trabalhava lá. Ao chegar, passava pelo portão e via colegas de outros locais de trabalho, que agora estavam admitidos lá, olhando para mim com um sorriso suspeito, como se quisessem aparentar algo, mas, no fundo sentissem outra coisa.

Continuando a andar pela instituição, entrei em uma sala com uma estrutura incrível, um laboratório onde alunos faziam experimentos na área de ciências da natureza, extremamente participativos com seus professores. No meio do sonho, totalmente distante, olhando para tudo isso, aparentemente um colégio perfeito, onde eu tinha um bom salário, pensei: “apesar de tudo isso, esse local não é para mim, não pertenço a ele.”

Ao acordar pela manhã, refletindo sobre o sonho, percebi que ele afirmava o que eu já pensava no mundo concreto, na realidade que vivo. Aquele local, com suas pressões de trabalho e ambiente pesado que vivi anos atrás, apesar das vantagens salariais, não fazia mais sentido para mim. Dessa vez, o sonho encontrou a realidade. Geralmente, o sonhar é uma fuga da realidade, mas nesse caso, foi uma tentativa de dar sentido a algo, a um momento da minha vida. Ele veio me dar a mensagem de que aquilo ali não fazia mais sentido em minha vida.

Diante disso, refletindo, a respeito percebi que muitas vezes, os sonhos podem ser uma forma de não apenas escapar da realidade, mas de expressar nossa liberdade, fortalecer nossa consciência e afirmar as realidades que vivemos. O sonho é uma experiência individual, da qual na geralmente forma uma fantasia, uma fuga do que se vive de forma simbólica. Mas, em algumas situações específicas, como essa, pode ser uma importante construção para explorar nossas escolhas e afirmar a autenticidade de nossos valores e atitudes.

29.08.2024

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 29/08/2024
Código do texto: T8139711
Classificação de conteúdo: seguro