Os Leões de Treino
Recentemente um jogador – mediano, por sinal – que no momento até que vem rendendo bem para auxiliar nas modestas pretensões do Santos F.C, fez uma declaração pra lá de infeliz, pra não dizer idiota, ferindo inclusive a ética profissional, afirmando que o jogador boliviano Miguelito não está preparado para entrar no time titular e o motivo alegado é que “ele não demonstra intensidade nos treinos”, ora, me parece que é dever de todo jogador de futebol conhecer, no mínimo, as “máximas” que ilustram essa profissão, uma delas atribuída ao Didi (treino é treino; jogo é jogo) que define os “leões de treino” aqueles jogadores que arrebentam nos treinos, mas na “hora do vamos ver”, nada; em compensação, há aqueles que demonstram pouca ou nenhuma “intensidade” nos treinos e são os donos do jogo real, o jogo que vale de verdade.
O Santos, e sou santista, era conhecido como o Leão do Mar, hoje desse epiteto guarda pouco, atualmente é um time recheado – pelo menos é o que demonstram os jogos na série B do campeonato brasileiro e o que afirmou peremptoriamente o Sr. Giuliano – de Leões de Treino, jogadores – exceto Miguelito, claro - “intensos” nos rachões e coisa e tal, mas que na hora do jogo, nada.
Como eu disse, sou santista, espero que alcance o objetivo que é retornar à série A 2025, se possível como Campeão (e os adversários têm ajudado muito nisso), mas que o time está uma tristeza de ver isso ninguém pode negar.