Feriado Gringo
Inspirado na esquete Coaching Feriado Gringo do canal no YouTube Embrulha pra Viagem
Era uma vez um bom velhinho que morava na Ilha de Marajó. Na noite de Natal, ele pegou seu Gurgel voador e saiu entregando presentes pelo mundo. Não se preocupou em se vestir com elegância, pois preferiu se poupar do calor infernal do verão. Por isso, se você o vir deixando um embrulho na araucária de Natal da sua casa, perceberá que ele portava simplesmente Hering e Havaianas.
“Ah, mas a história não é assim”, você deve estar pensando.
Realmente, essa lenda está errada, pois contém o erro de português de Oswald de Andrade. Porém, está igualmente incorreta essa associação intrínseca entre Natal e inverno nevoso, quando Jesus não nasceu nesse contexto. Esse pensamento imperialista só serve para invalidar a diversidade de comemorações e nos deixar sempre achando que o Natal aqui é ilegítimo e insuficiente.
Por isso, hoje faço esse apelo por uma festa bem brasileira e que satisfaça. Basta de se deixar levar por mensagens de superioridade alheias, visto que nossas festividades são tão boas quanto qualquer outra. Não aguento mais essa ridiculice que chegou ao cúmulo com a neve artificial que jogaram por aqui. Nesse Natal, desejo a todos mais consciência de classe e menos viralatismo. Diga não ao feriado gringo!