TEOLOGIA & DOGMA
Francisco de Paula Melo Aguiar
O que é o dogma no sentido teológico?
É o ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como certo, portanto, indiscutível, como por exemplos, a doutrina da Santíssima Trindade e a própria doutrina da Conceição de Maria. mãe do Salvador Jesus Cristo.
Então a questão da "IMACULADA CONCEIÇÃO" é que MARIA, diante da saudação do anjo Gabriel: "AVE CHEIA DE GRAÇA" (Lucas 1,28-42), da encarnação de JESUS CRISTO, o Filho de Deus, sem sexo, ela foi preservada pelo PAI SUPREMO, de corpo e alma, da mancha advinda do pecado original.
E isto é fato, a jovem Maria Santíssima com idade entre 13 (treze) e 15(quinze) anos de idade foi a escolhida por Deus para ser a esposa do Espírito Santo para trazer ao mundo o Verbo encarnado para salvar a humanidade do pecado original. Isto mesmo, ela tinha mais de 12 (doze) anos de idade, por causa do contexto histórico e por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14 (quatorze) anos de idade, o que faz sentido, pois, ela era maior de idade para a cultura judaica.
Portanto, Jesus Cristo não seria gerado em ventre onde houvesse pecado original.
E o nome "CONCEIÇÃO" , significa "fruto", "concepção", "fecundação", segundo determinação do próprio Deus via o Espírito Santo, conforme a fala transmitida pelo anjo Gabriel e constante da Bíblia Sagrada.
Em síntese, se é dogma é uma questão de fé.