Frases de Ano novo: Feliz Natal e próspero ano novo! | Fraseado

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO ?

Por Juliana S. Valis

 

 

 Quando chega o fim do ano, muitos de nós sentimos um misto de cansaço, angústia e exaustão diante de tantos apelos comerciais e de tantas propagandas repetidas, mergulhadas em aparências de um grande cinismo social, quando, no fundo, passamos por tempos muito difíceis em vários aspectos e sabemos que não podemos viver apenas de fachada.

 

 Vivemos em uma sociedade guiada pelo consumo e por aparências, com pouco espaço para o sentimento. Por isso, muitas vezes não falamos ou reprimimos nossas emoções por conveniência. Muitas datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, viram apanágios de consumismo sem fim e nos deixam exaustos diante de tantas aparências vazias. É claro que o amor, a solidariedade, a paz, a generosidade, a educação, entre outros propósitos vitais, não devem ser evidenciados apenas no Natal, ou em datas específicas, mas todos os dias. 

 

31ce6783b2ba46e570befa666cc3fc45.gif

 

 Além das luzes natalinas e das aparências passageiras, que possamos ser fraternos, solidários e humanos em todas as épocas. Que possamos cooperar, indo além de competir por ilusões. A ideia de competição e de maximizar a produtividade a qualquer custo, bastante difundida no mundo do trabalho para o lucro exorbitante de poucos, concentra-se em alguma medida na repressão de sentir ou expressar as emoções com autenticidade, ensejando muita hipocrisia, cinismo, problemas, doenças e ressentimento de todos os lados. Não há problema com a produtividade e o lucro em si, sendo fatores econômicos relevantes, mas existe um desequilíbrio nocivo quando agridem a dignidade humana, o meio ambiente e se tornam "a qualquer custo", para usufruto de poucos.

 

 Paradoxalmente, até para sobreviver nesse grande teatro do mundo, o ser humano vive fugindo de sua própria condição humana, em competições sem fim por status, aparências, riqueza ou poder, em ciclos infinitos de insatisfação constante. Por outro ângulo, precisamos ter coragem para resgatar nossa humanidade com esperança, resiliência, cooperação e solidariedade, ajudando-nos uns aos outros.

 

Doações ao Natal Solidário vão até o dia 18 de dezembro - Cooperfarms

 

 Um grande presente em qualquer época é estarmos presentes com nossa própria consciência. Vivemos correndo entre passado e futuro, distraídos de nós mesmos, e quando vemos, mais um ano passou. De novo, chegou a época do Natal e do "Ano Novo",  entre antigos padrões e estereótipos, temperados por exaustivas propagandas comerciais e eventos de pessoas que nem sequer se falavam.

 

 Não adianta alavancar ilusões de "anos novos" sob antigas roupagens, antigos padrões de pensamento e de atos egocêntricos. Para que um ano seja realmente "novo" é preciso construí-lo novo, com novas perspectivas, novas esperanças, novas ações e novos hábitos, abraçando nossa condição humana como aprendizes na escola da vida e cooperando em termos humanitários para que possam vir melhores dias.

 

789fca15e1e4c0c4b28dd309a16d7b8f.gif

Fonte das imagens - Pinterest: https://br.pinterest.com/pin/53832158037777427/

https://br.pinterest.com/pin/16607092365717617/

Primeira imagem: https://fraseado.com.br/datas-especiais/frases-de-natal/feliz-natal-e-prospero-ano-novo/

 

 

 

---