O QUE VEM A SER FRATERNIDADE NATALINA

Vamos empregar nosso espírito de fraternidade

durante o ano todo...

Por que apenas no Natal?

Osculos e amplexos,

Marcial

O QUE VEM A SER FRATERNIDADE NATALINA

Marcial Salaverry

Algo que chega a ser sintomático, é o uso dado a essa palavra "Fraternidade", sempre que chega nesta época do ano, e como essa palavrinha é tão lembrada, e por todo canto, só se fala em fraternidade, que devemos nos ajudar uns aos outros, que devemos pensar nos menos favorecidos, que isso, que aquilo, enfim, são pedidos que não acabam mais, sempre incentivando a prestar ajuda, seja a quem for. E fica a pergunta, e no resto do ano? Aí é que o carro pega. Por acaso é só em época de festas que devemos pensar e nos ocupar com os outros? Quer dizer que aqueles que precisam de ajuda fazem uma poupança que lhes permita viver sem precisar de mais nada nos outros 11 meses? Penso que não. Aliás, no restante do ano talvez essa fraternidade seja mais necessária, pois nem todos pensam assim, aliás, na verdade são poucos os que o fazem...

O grande problema é que existe muita picaretagem nisso, o que realmente é lamentável, pois as pessoas bem intencionadas ficam sem saber a quem realmente devem ajudar, sem estar sendo enganadas por autênticos malfeitores, eis que existem centenas de entidades fantasmas que pegam uma lista telefônica e vão ligando para todos, pedindo ajuda para a entidade tal, que cuida das vítimas da Covid (infelizmente, é o golpe da moda), para a entidade tal, que cuida dos traficantes necessitados, e vai por aí afora, sem contar pedidos de ajuda para os politicos corruptos que estão sendo hipoteticamente punidos por suas safadezas... Usam e abusam do espirito de fraternidade que ataca mais nesta época do ano, uma vez que quase todos estão propensos a colaborar, principalmente porque são sempre vozes simpáticas e amistosas que fazem as solicitações. E o drama é esse: A QUEM AJUDAR? Não é fácil separar o joio do trigo, para saber onde está um pedido honesto, ou safado... É muito frustrante colaborarmos com uma instituição, que depois verificamos ser "fria". Portanto, quando tais solicitantes telefonarem, e se realmente for possível ajudar, é importante pedir o endereço, o telefone, nome, CIC e RG para averiguações. E, antes de dar qualquer colaboração, termos o trabalho de verificar se a instituição realmente é séria, se existe, e se cumpre suas finalidades.

Fraternidade, sim, mas com justiça e para quem realmente precisa e merece. Infelizmente existe muita vigarice feita em nome da fraternidade, usando e abusando da boa fé e do espírito natalino. Fraternidade sim, mas não só no Natal, mas sim, durante todo o ano. Seja com ajuda pecuniária, seja com ajuda moral, visitando asilos, orfanatos, levando um pouco de calor humano aos que realmente necessitam, e essa necessidade perdura durante todo o ano, e não apenas nas festas, embora nessa época exista mesmo uma certa necessidade de dar algo como calor humano a quem dele necessitar.

Algo, inclusive precisa ser feito no sentido de se colocar um paradeiro na ação dessas entidades fajutas, a fim de que a ajuda possa ser sempre direcionado àquelas que realmente existem, e que realmente prestam serviços aos necessitados.

E fazer não apenas do Natal, mas de todos os dias do ano, realmente UM LINDO DIA, lembrando àqueles que dispõem de condições, que possam ser solidários durante os outros 11 meses do ano...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 20/12/2021
Código do texto: T7411229
Classificação de conteúdo: seguro