ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE NO NATAL

Amigão...

Pedir Paz e compreensão... Será que é muito?

Devemos manter nosso espírito de solidariedade sempre bem ativo, durante todo o ano,

mas no Natal é quando mais somos chamados a manifestá-lo...

Ósculos e amplexos,

Marcial

ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE NO NATAL

Marcial Salaverry

Na verdade, eis algo meio difícil de se encontrar hoje em dia, pois parece que as pessoas estão se esquecendo de que vivemos em uma aldeia global, cada vez mais próximos uns dos outros, e apesar de ser necessário um distanciamento físico, a alma pode e deve ser levada à presença de todos aqueles que amamos e que nos amam.

É preciso notar que o crescimento populacional, e o desenvolvimento tecnológico conseguem eliminar os espaços vazios, como também pela agilização cada vez maior dos meios de comunicação, pode facilitar a comunicação à distancia, trazendo para perto, quem está longe, e na atual conjuntura, isso se torna cada vez mais necessário.

Há alguns anos atrás, era quase impossível para alguém que morasse, por exemplo, no Congo, falar com sua família no Brasil. Além do altíssimo custo, a demora nas ligações e as deficiências técnicas, inviabilizavam tais comunicações. Hoje, fala-se on line de e com qualquer parte do mundo, algo que em teoria pode encurtar as distancias... Naquela época, houve alguns casos em era preciso um socorro médico, e foi formada uma rede mundial de solidariedade entre os rádio amadores (alguém se lembra deles?) para que tal socorro fosse conseguido. E as pessoas se mexiam em socorro a quem necessitasse, demonstrando o que é o real espírito de solidariedade...

Hoje contudo, com todas as facilidades de comunicação que existem, com a Internet agilizando as comunicações, parece que a preocupação maior é usar-se este maravilhoso meio, apenas para fazer brincadeiras, espalhar boatos de falsas situações de necessidade. É difícil entender a mentalidade de certas pessoas. Mas, agora quero falar é sobre o que se deveria e poderia ser feito, pois fala justamente do principal ingrediente do Espírito de Solidariedade, que é a bondade, o espírito de colaboração, e sem isso, nada é possível. Como salutar exemplo, posso citar a ação dos bombeiros, que em quaisquer circunstâncias que sejam chamados, arriscam as próprias vidas, buscando auxiliar a quem estiver em perigo, não olhando cor, condição social ou identificação. Simplesmente socorrem, mesmo sabendo que na maioria das vezes, sequer um obrigado ouvirá. Mas estão lá para isso, e desempenham suas funções da melhor maneira possível. Não quero dizer que sejamos como eles. É meio difícil encontrar pessoas com tal espírito de abnegação, embora não deixe de ser uma boa idéia, que cada qual tente desenvolver seu lado bombeiro, procurando assim fazer sua parte para que o mundo possa ser um pouco melhor, ou talvez, menos ruim do que se apresenta...

Como fazê-lo? É fácil. Não exige sacrifício nenhum. Basta ficar um pouco mais atento para o que se passa em seu redor. Ao ver alguém em dificuldades, mesmo que seja seu inimigo, procure ao menos, saber se pode fazer algo para ajudá-lo. Perca alguns segundos para escutar um amigo que lhe procura para pedir uma orientação, um conselho. Ouça-o e se puder fazer alguma coisa, faça. Se nada puder fazer, ao menos o ouvindo já lhe permitiu um desabafo, e isso por vezes é de grande valia. Preste atenção àqueles em sua volta, como esposa, filhos, pai, mãe, avós, veja se não estão precisando ao menos de um pouco de atenção...Enfim, procure se lembrar de que não estamos sozinhos no mundo, e que esta mão que não atendemos, apesar de a vermos estender-se para pedir a ajuda, poderá vir a ser aquela que nos socorrerá amanhã, e sem nada pedir em troca.

Vamos lembrar de que estamos quase no Natal, e para entender o que pode ser o espírito de Natal, é preciso entender que ele está na amizade com que vemos nossos semelhantes, os quais deveremos ver, assim como Jesus nos vê... Assim sendo, o verdadeiro espírito de Natal, apesar da distancia que esteja separando, está presente num beijo, num abraço fraterno, num aperto de mão, num olhar carinhoso, num sorriso, numa brincadeira, em algum gesto amigo que possa levar felicidade a alguém, que possa fazer a felicidade, pelo menos em uma Noite de Natal, ainda que à distancia, virtualmente, fazendo aqueles que se querem bem sentirem-se "juntos ainda que distantes..." O sentimento de espírito de Natal, é a esperança que tem aquele idoso hospitalizado, de que alguém venha visitá-lo, é o sonho acalentado por aquela criança, que sente frio e fome na Noite de Natal, e que tem necessidade premente de que alguém venha abrigá-la, que alguém venha alimentá-la...

O verdadeiro Papai Noel, que é a personificação do espírito de Natal, está dentro de nós mesmos, está presente quando sonhamos realizar, não só os nossos, mas também os sonhos de nossos semelhantes... Está presente quando pessoas amigas estão reunidas em desejos fraternos, com sentimentos ternos, justificando Jesus em seus pensamentos eternos, apenas pedindo PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE... Assim, assumindo essa posição de pessoas de boa vontade, podemos experimentar deixar em nossa alma apenas pensamentos de paz e amor, e quem sabe assim, poderemos estender essa postura para o ano entrante, e assim ter a certeza de que nossa alma vai agradecer, e muitas outras pessoas também...

Então vamos começar agora mesmo com um abraço expressando a mais sincera amizade. Garanto que não vai doer, por mais apertado que seja...

E para finalizar, apenas quero estender minha mão para um cordial cumprimento, desejando a todos que tenham UM LINDO DIA, pleno de LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 18/12/2021
Código do texto: T7409920
Classificação de conteúdo: seguro