LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS DE TEMPO DE NATAL

Dezembro 01, 2021

LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS DE TEMPO DE NATAL

Com a chegada do mês de Dezembro, que começou hoje, 1º, a primeira lembrança de quase todos são os dias de Natal e Ano Novo, sendo que neste primeiro o foco são os presentes da criançada. É uma tradição secular. Sua data inicial ainda é duvidosa. Não se sabe ao certo.

Há décadas atrás a vida não era tão fácil para a maioria dos brasileiros. Aqueles que estão acima dos cinquenta anos não tiveram os natais como são hoje. Grande parte das crianças daquelas épocas, se fossem de famílias pobres, quase não ganhavam presentes. E quando isso acontecia eram brinquedos muito simples. De lata e/ou madeira. E olhe lá!

Mas como a vida é impressionante, essas crianças pobres tinham a proximidade de famílias mais bem sustentadas que as suas, então estas sempre ajudavam à elas nessa época, presenteando-as com algo melhor do que poderiam ganhar de seus pais.

Infelizmente fiz parte de uma família pobre. Daí que não tive oportunidades de ser presenteado pelos meus pais que não possuíam boa condição financeira que pudessem atender a mim e meus irmãos, do modo como gostaríamos. Felizmente uma família próxima, que batizaram meus irmãos, tomaram para si essa empreitada. E todo ano ganhávamos presentes deles. E estes eram muito bons.

Assim, este autor nem pode reclamar do período de infância, no tocante aos festejos natalinos. Porque também íamos todos de nossa família, participar da festa daquela família. E éramos tratados de forma igual, sem nenhuma diferença. É claro que tal reconhecimento deve ser expressado ao extremo, até muitos anos depois. Mas isso não chega a formar uma regra entre todos nós.

Depois de adentrado à idade adulta, busquei retribuir aquilo que fizeram comigo quando criança. Então escolhi duas delas para transformar suas dificuldades de vida, principalmente no Natal, e passei todo ano a presentear-lhes, do modo como havia acontecido comigo.

O prazer que um gesto desse causa naquele que o pratica é indescritível. Observar os olhos de uma criança brilhar ao ser presenteada, não há valor que pague. E passei por isso muitos anos, onde comecei com duas delas e alguns anos depois mais outras duas e algum tempo depois uma outra nova. E fui vivendo esses momentos inesquecíveis por uns bons anos de minha vida.

E o tempo passou. Essas crianças tornaram-se adultas. Mas um fato nelas não me agradou. Elas, nessas condições, parece terem esquecido de mim e das alegrias que as proporcionei. Sequer entram em contato comigo. a partir de suas adolescências. E isso é um fator que não podemos alterar. Cada um expressa o sentimento e a qualidade humana que possui.

Eu, até hoje, lembro-me daqueles que me alegraram nas épocas de dificuldades que eu possuía. Muitos já nem estão entre nós, os vivos de hoje. Mas essa geração atual é tal qual bambu, segundo penso: só possuem casca. O miolo é vazio. Mas a vida é exatamente assim. E vida que segue...

*Em tempo: felizes são aqueles que possuem condições e vontades em fazer pelos outros. Principalmente numa época de Natal. Não tem preço que pague tanta satisfação.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 01/12/2021
Código do texto: T7397769
Classificação de conteúdo: seguro