Sim! É Natal...

Surpreendente o poder dos símbolos...A Árvore, talvez, após o Sol( luz/calor), seja o mais significativamente amplo, através dos tempos... Os povos pagãos do hemisfério Norte a cultuavam bem como as ciências herméticas e na Cabala. O poder simbólico tem proporções tal nas mentes/espíritos humanos, que os romanos, católicos, cristãos, berço da cultura ocidental como a conhecemos, apropriaram se destes para inserir a idéia do nascimento de Jesus Cristo, bem como de outras celebrações Cristãs.

Os povos germânicos sem racionalizar, o difundiram para todo o planeta e, sem levar em conta questões climáticas, o Menino Deus, ganhou uma data para que fosse celebrado seu nascimento.

Pois que assim seja por mais longos séculos! Celebrar é o que importa!

Festejar cada nascimento e torcer, cuidar, para que os brotos vivificantes, imprescindíveis, vinguem com a mensagem de esperança em dias melhores.

É para mim, a cada ano, uma surpresa, o fenômeno Natal Cristão , porque não dizer, um milagre, que apesar dos pesares resiste. (e é reinventado...) Trata se , a meu ver, de uma afirmação do sensível sobre o bruto, de Eros sobre tanatus, do Espírito sobre a temporalidade do perecível. Porque grande parte da humanidade abre uma lacuna entre as dúvidas e navegue na mesma direção, guiados pelo sentimento de solidariedade e comunguem os mais belos sentimentos. Sim é Natal o " Sol imbatível" venceu as trevas!

( celebração pagã no solstício de inverno , apesar do menor dia do ano Ele volta a brilhar)

É Natal a " Luz do mundo " conseguiu, pelo menos por um período de tempo, fazer se atemporal...

Celebro a nobreza da grande Árvore, promessa de doces frutos... Celebro a persistência, coragem, fé dos peregrinos que salvaram a vida de Jesus menino!

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 22/12/2019
Reeditado em 10/12/2020
Código do texto: T6824952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.