BREVE RETROSPECTIVA SOCIAL BRASILEIRA DE 2015

Estamos em meados do último mês do ano 2015, de minha parte digo que foi bom, principalmente porque cheguei até aqui de pé, e ainda cheia de sonhos, os quais, alimento ainda com a esperança de concretizá-los no ano vindouro, com a permissão de meu bom Deus.

Todavia, no computo geral o saldo é bastante negativo. Um dos principais problemas que aflige os brasileiros, sem dúvida alguma é a crise hídrica que vem assolando várias regiões do Brasil, causada pela associação de fatores ligados à infraestrutura e planejamento, sendo considerada a pior crise hídrica já enfrentada pela população.

Vale ressaltar que a seca, a maior vilã de todas as épocas, nos últimos dois anos vem assolando não somente o Nordeste, como já é de costume, mas também a região Sudeste, causando bastantes prejuízos.

Por outro lado, o País também chegou a enfrentar várias enchentes, principalmente na região Norte e Sudeste, passando a ocupar o 11º lugar entre 84 países mais ameaçados pelo problema, tendo inclusive de racionar água potável.

Porém a situação se agravou ainda mais com o deslizamento da barragem de Mariana, a qual arrastou consigo velozmente, vidas, bens, sonhos e esperanças de dias melhores, pois como uma onda ainda prossegue devastando rios, cidades, fauna e flora, deixando rastro de morte por onde passa.

O pior de tudo, é que, com todo esse desequilíbrio ecológico, a temperatura vem subindo assustadoramente, causando enfermidades e mudando a rotina dos brasileiros, que se lambuzam com protetores e repelentes, antes de se expor ao sol, não dispensam uma garrafinha d’água, nem a comodidade de um ar condicionado, mas infelizmente há regiões em que esse costume é praticamente impossível, visto que em vários lugares, apesar de racionamento, falta água até para beber.

Contudo não foram apenas esses os problemas enfrentados pelo povo nesse ano, além dos desmandos, descasos, corrupções, e negligências que geram a falência em todos os setores de atendimentos da população, que desassistida e acuada se esconde da violência atrás de grades, que não protegem suficientemente seu patrimônio, nem sua vida.

A impunidade faz com que o crime se organize cada vez mais, fazendo das prisões locais de reuniões para aperfeiçoamento da arte, planejamento, e comando de planos minuciosamente elaborados.

Mesmo assim, nem tudo está perdido, oremos como o salmista, no Salmo 121: “Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra...”

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS! Ap.22.20

Mira Maia

15/12/2015