ESSÊNCIA DE CANELA

Quando eu era criança, algo que durou até a adolesência (e meio que me reacende nessa época de festas), eu ficava atrás da minha tia italiana para conseguir a receita da sua inédita croscata de Natal, a que ela durante uma vida nos serviu na ceia maior, mas que não ensinava para ninguém.

Era o orgulho do seu fogão...e a festa da nossa mesa.

Assim que se colocava a torta na boca ela crepitava e derretia num sabor indescritível.

Só sei que tinha canela na massa porque sinto o seu gostinho até hoje.

Além da torta maravilhosa feita com frutas secas natalinas- um quebra-nozes antigo era manuseado para retirar a fruta da casca dura para misturá-la na massa- na memória eu também trago o pinheiro gigante e natural que brilhava ali no canto da sala, que tocava o teto, todinho enfeitado com bolinhas e penduricalhos em formato de objetos, todos feitos de vidro, linda moda da época, em meio às luzinhas dum enorme pisca-pisca colorido.

Naquela época eu queria entender dois fatos: por que que a receita era segredo guardado a sete chaves e como aquele pinheiro gigante tinha ido parar dentro da sala.

Quanto ao Papai Noel sempre achei natural ele vir escondido e deixar os presentes sob a árvore.

Só achava estranho ele nunca ser pego de surpresa mesmo quando eu ficava acordada o esperando...quase a noite toda, só vencida pelo sono.

Deve ser porque a fé e a fantasia cabem em qualquer lugar...e não há que lhes indagar os porquês.

Hoje, entendo que todos os pinheiros também cabem em qualquer lugar, inclusive em qualquer cantinho dentro de nós, e para sempre, basta acendermos as luzinhas, mas a receita da croscata de Natal da minha tia Tereza...aquela se foi com ela.

Só me ficou na memória gustativa.

Então, num site de busca, percebi que nem a era digital animou minha tia a nos mandar lá das nuvens a sua receita de família que ainda é só dela...

Agora também os anjos a degustam, com toda a certeza, e, às vezes, também sinto uma nuvem de canela exalar lá de cima.

Foi assim que aprendi que , a despeito de mudarem os tempos e as receitas... todas as essências de canela persistem pela eternidade.