O NATAL

O NATAL

“Quando entraram na casa, vira o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles, seguindo por outro caminho.” Mt 2,11-12

Há mais de dois mil anos aconteceu essa cena, e ainda hoje nos faz refletir. Quem era esse menino que, humildemente, veio até nós como presente do Pai? Quem era ele que até hoje ficamos aguardando sua vinda? Ele é Jesus, que está presente entre nós, para nos proteger e guiar nosso caminho. Ele é a nossa salvação.

Será que estamos preparados para recebê-lo? Como os três Reis Magos que presente podemos lhe oferecer?

Nosso mundo está cheio de violência e insegurança. Está faltando a paz que ele nos deixou, que não é paz do mundo. Essa é efêmera e feita pelos homens através de uma assinatura em um pedaço de papel. Há muita discórdia, quando deveria estar havendo muita união, fazer desta Natal uma abertura para perdoar. E não foi isso que ele nos ensinou. Parece que não há lugar para o perdão e nem vontade de esquecer os ressentimentos.

Que presentes podemos lhe oferecer?

Agora que está chegando o Natal, onde comemoramos seu nascimento, podemos parar para pensar como o receberemos: com muita felicidade ou com indiferença?

Não pensar somente em troca de presentes, festas e comilança. É claro que tudo isso faz parte de nossa cultura, mas tem que haver uma brecha nesse tempo para comemorarmos o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento de Cristo.

Que este Natal seja mais humano e caloroso entre as pessoas. Esqueçamos nossas desavenças e façamos desse momento ser um momento de alegria e paz.

9/11/2013

lmorete
Enviado por lmorete em 22/11/2013
Código do texto: T4581420
Classificação de conteúdo: seguro