Meu Natal Inesquecível

Meu Natal Inesquecível: (Délcio Barros da Silva)*

As minhas precárias condições materiais de vida, filho de trabalhador

rural, nunca me impediram de ser um menino sonhador e feliz. Sonho e

sorriso de criança esperando receber um simples presente de Natal.

Naquela época, não existia esse consumismo de agora, celebrava-se

mais o nascimento de Jesus Cristo, pela sua obra divina do que pela festa e pela decoração requintada de hoje, com suas árvores de Natal repletas de presentes do Papai Noel. Tudo era tão simples e verdadeiro, como o que nos ensinou o próprio Aniversariante.

Mas havia sempre a expectativa de um presente natalino, por mais singelo que ele fosse, trazido pelas mãos de um padrinho ou de um parente próximo, que vivia na cidade. Eu cheguei a ganhar miniaturas de aviões, automóveis, tratores, e até do violão do Chico Viola, que era um apito, tudo feito de plástico.

Mas houve um Natal que considero inesquecível. Desde cedo, fiquei de

olho na estrada à espera de alguém que me trouxesse algum presente.

Nosso rancho pobre, coberto de santa-fé, ficava tão longe, mas, apesar da distância, eu não perdia a esperança da visita de algum Rei Mago.

Até que a chegada do meu padrinho (pessoa tão valorizada na tradição cristã), naquele dia especial, trouxesse-me a alegria na surpresa

do presente que recebi: um livro de literatura infantil. Ele contava a história de um menino pobre, que havia encontrado um tesouro enterrado no deserto do Iraque. A cada releitura que fazia daquela história linda, renovava-se em mim a emoção.

O Natal de hoje está muito consumista, gastronômico, sofisticado, perdeu a singeleza e o encanto de antigamente. Os presentes “made in China” são uma espécie alienígenas que invadem o nosso mundo, com uma frieza mercantilista de quem busca apenas conquistar o mercado.

Que tenhamos todos um feliz Natal, no aconchego dos nossos lares e na

companhia de amigos e familiares, celebrando-o segundo nos ensinam

as mais autênticas tradições cristãs.

* Professor aposentado da UFSM. ( Foi meu Professor de Língua Portuguesa I e II na Faculdade de Ciências Contábeis)

PS: Feliz Natal a todos aqueles que compartilham e escrevem no "Recanto das Letras".