NATAL E  AS LUZES

Qual o significado real do NATAL em nossas vidas?
Historicamente faz-se uma relação com o nascimento de CRISTO.
Será que realmente comemoramos a vinda de Jesus à Terra?
Se JESUS expressasse sua vontade em nós, será que o seu natal seria do jeito que se apresenta?
O natal que comemoramos todos os anos é repleto de luzes nas casas, ruas e praças, onde o consumo de energia aumenta consideravelmente, as contas das empresas distribuidoras de energia elétrica. É interessante como as pessoas buscam a iluminação externa. Não será esse o momento de buscar-se a ILUMINAÇÃO INTERIOR?
O desfile nas lojas e shopping das cidades é algo estarrecedor, as pessoas parecem perder toda noção da simplicidade e até o bom senso. O atropelo em busca de bens materiais cega o ser humano de forma extraordinária. De repente, não há tempo para olhar nos olhos as pessoas em nosso redor, muito menos observar suas necessidades, seja emocional, mental ou social; ficamos com a mente tão fixada na aquisição de bens perecíveis, que nossa energia é quase totalmente consumida por esse “espírito de natal” que na prática, não é senão o espírito devorador das finanças e das energias mentais e emocionais.
Nesses dias estou a refletir... Recentemente, acompanhei o caso de uma família amiga onde havia um idoso de 77 anos (Osvaldo) doente em cima de uma cama há 03 anos. Como o quadro de deficiência física agravara-se consideravelmente, ocorrendo inclusive um AVC (Derrame cerebral), o mesmo não se locomovia há mais de 6 meses, fazendo todas as necessidades na cama.  Sua esposa, também idosa, muito dedicada e amorosa, cuidava do mesmo com muito carinho, mas sozinha não dava conta daquela situação, e por agravar-se aquele quadro; precisamos pedir SOCORRO a SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para levá-lo a um atendimento médico; por incrível que pareça, a coordenação, segundo o funcionário que atendeu nosso telefonema, considerou que “não era um caso agudo” que justificasse o atendimento domiciliar.
No dia 09 de dezembro a situação piorou mais ainda, voltamos a buscar ajuda do SAMU,  mais uma vez, um dos seus filhos telefonou, falando que o idoso não tinha condições de ser locomovido em carro comum, pelo seu estado, mas nada tocou o coração daquela gente no outro lado da linha.
O quadro evoluiu rapidamente. E na segunda-feira, dia 10 de dezembro, aquele idoso começou a ter uma parada respiratória às 16h40min. Naquela situação buscamos pela última vez o SAMU, e de imediato o médico orientou para ir ao Serviço Social do Posto de Saúde mais próximo da casa do idoso, como eu ficara indignada, e exigir com determinação que eles viessem, ameaçando que denunciariam na imprensa, eles chegaram àquela casa, 20 minutos depois, que o idoso faleceu, para constatar o óbito.
Nesta hora pergunto, se há realmente um espírito de natal, este não deveria orientar nossas atitudes todos os dias do ano?
Para que esse êxtase na troca de presentes, que muitas vezes não expressam um sentimento de verdadeira amizade para com as pessoas?
Que NATAL é esse que apenas acontece em uma semana do ano?
Onde estar a gratidão dos filhos pelos pais, que na sua simplicidade deram-lhes a vida?
Onde estar o sentimento de compaixão e amizade para com o vizinho mais próximo de nós?
Para onde foi à sensibilidade do toque com um abraço carinhoso do esposo para com a esposa e vice-versa?
Para onde foi o respeito dos jovens e adolescentes para com os mais idosos de sua relação?
Será que na Era da Cibernética estamos nos tornando máquinas, manipuladas pela mente brilhante?
Para onde foi o AMOR com que a maioria, dos seres humanos, foi tão ansiosamente esperada?
Estas são reflexões que nos levam a questionar, esse consumismo desesperado nas festas de fim de ano.
É preciso que haja um reencontro com a essência do ser mais profundo existente em cada um de nós; que é só LUZ. Partículas solar que está dentro do SER.  Precisa BRILHAR em nossos sentimentos, pensamentos e ação para que o MUNDO possa realmente festejar a descida DELE, que de fato é a essência do amor-sabedoria, da justiça e da paz, da perfeição e da alegria: JESUS CRISTO.
‘                                                                          Raimunda Santana



Raimunda Santana
Enviado por Raimunda Santana em 24/12/2012
Código do texto: T4051179
Classificação de conteúdo: seguro