O verdadeiro espírito de Natal

Todo Natal é a mesma coisa. Todos esperam com ansiedade essa data para reunir os amigos e os parentes mais distantes para festejar em casa, ou mesmo pra tirar umas férias na praia.

Porém, a sociedade consumista de hoje distorceu o feriado mais importante do ano. Quando se fala em Natal, não se lembra tanto mais como um feriado religioso, como o Nascimento de Nosso Senhor Jesus, mas sim em presentes e mais presentes, comércios lotados, gente gastando, grandes filas, confusão, etc. No geral, tudo o que é típico de consumismo no fim de ano.

A pergunta que eu faço é: “Cadê o verdadeiro espírito natalino?”. Poucos usam esse feriado para ajudar outras pessoas mais necessitadas. A maioria só pensa em gastar dinheiro com a família e os amigos com presentes e com festas, mas não lembram o verdadeiro significado do Nascimento de Jesus e nem. Mas, se pararmos pra pensar e analisar o Natal e vemos o que o Menino Jesus passou: Nasceu pobre, em um lugar humilde, sem nenhum recurso, e mesmo passando por tudo isso, se tornou o Maior Homem da História.

Há muita gente necessitada, e que precisam de ajuda. E, nós egoístas e consumistas, acabamos só lembrando-se da nossa família e dos nossos amigos, e não vemos o que Jesus passou antes, milhares estão passando no momento. Então essa é a hora de abrir o coração e ajudar aqueles que mais precisam, não só na ajuda financeira, mas também na ajuda espiritual.

O espírito natalino é baseado em humildade, generosidade, amor, paz e união, entre tantos outros, que se eu colocar aqui, o texto não acaba. Assim como Jesus nos ensinou por sua experiência própria, devemos passar isso a nossos filhos e netos, que devemos ter compaixão por nossos irmãos que passam por dificuldades.

Quero deixar claro que ninguém é obrigado a ajudar o seu próximo, mas quem tiver condições e boa vontade, ajude. Mantenha aceso o verdadeiro significado natalino. Como Jesus disse: ”Amai o próximo como a ti mesmo.”

A todos um Feliz Natal, que Deus os ilumine, e que o espírito de Natal esteja com vocês.