O maior e o melhor presente de natal.

Enquanto vai se aproximando o dia 25 de dezembro, os homens parecem tomados de euforia. As crianças esperam pelos presentes, a busca pelos ingredientes da ceia toma parte de nosso tempo.

Casas se enfeitam com luzes e adereços à espera da chegada do Menino Jesus.

Em algumas ainda resiste o presépio, hoje já tão esquecido.

Papai Noel recebe a notoriedade sazonal à qual tem direito.

Vira garoto propaganda, distribui balas, doces e promessas de grandes prêmios dos Shoppings.

Engraçado como duas figuras se unem para dar significados diferentes à mesma data...

De um lado o Bom Velhinho, símbolo do comércio, dos gastos natalinos... Mais comercial do que outra coisa.

Do outro lado o Menino Jesus, que nasceu em um estábulo, sem luxo, sem mesa farta, cercado de pastores e anjos antes da chegada dos reis magos.

O Natal resiste, ainda que um tanto quanto deturpado, mas, ainda que por alguns dias, os homens se deixam contaminar com algo de amor ao próximo.

"Paz na terra, aos homens de boa vontade"

Parece ecoar nos corações...Ainda que, passado o dia 25, caia mais uma vez no vão do esquecimento.

Como vamos comemorar este natal?

Seremos como os reis magos ofertando presentes materiais, ou seremos como os pastores que entoaram hinos ao Cristo recém- nascido?...

Quem é o nosso verdadeiro símbolo do natal?

Papai-noel ou o Menino Jesus?

Desejo a todos que vosso natal seja repleto de alegrias e felicidade. Não importa quantos presentes cada um receba ( ou mesmo que não receba nenhum) , não importa nem mesmo se ficará mais uma vez sozinho nesse dia.

O que importa é que durante estes festejos, todos nós possamos nos lembrar do advento de Cristo e de seu significado.

Ao nos lembrarmos disto, a solidão se afasta, a tristeza foge e somos envolvidos pelo doce calor do amor de Deus. Esse sim o maior de todos os presentes.