Calendário do Advento
O Advento é quase igual à Quaresma. Celebra-se durante 40 dias. Advento é tempo de alegria, tempo de mergulhar em Deus, encharcar-se dEle como esponjas no transcendente. É tempo de esperança e de alegria antecipada, razão pela qual a gente enfeita ruas e praças, nossas casas, nossos lugares íntimos e a intimidade de nossos corações, porque Ele e seu Pai virão a nós.
Não se trata de celebrarmos o primeiro Advento, este pertence ao passado. Trata-se  de esperarmos o último Advento! Quando será? Sei lá eu! Ninguém sabe. Daí a expectativa feliz de esperar que Ele venha e nos ilumine.
Fazer um calendário do Advento é assim:
  1. Você pega uma folha de cartolina ou semelhante e nela com um estilete vc abre 40 janelinhas. Sim, isso mesmo 40 janelinhas.
  2. Enfeitem a folha de cartolina com figuras de sinos, porque os sinos (todos os sinos) anunciam a chegada de Jesus Cristo ao mundo: Ele Vem! É a voz dos sinos; são os sinos arautos do Amor. Enfeitem a folha com um ou mais laços vermelhos. O laço vermelho é símbolo do amor que nos une (e falo aqui especialmente de nós: seus maridos, esposas e filhos...)
  3. Havendo lugar, havendo espaço no local, coloquem lá duas velas bonitas ou simples, vcs saberão como escolher. Velas são sempre DUAS, são sinal de Aurora sem Ocaso. São também um apelo a que sejamos Luz. Ou ao menos que sejamos uma pequena centelha de luz a iluminar o mundo à nossa volta.
  4. E as janelinhas? Bem. Dentro das janelinhas vcs colarão num papelzinho uma frase de esperança. de amor, de incentivo, de perdão, uma frase pra cima, pra erguer o cara que a pegar. Mas colem frases em janelinhas q correspondam apenas aos dias 30 a 16 de dezembro. A internet deva estar cheia de frases que botam pra cima. Na falta de internet sempre há o Livro dos Salmos com frases apropriadas e lindas. Do dia 17 a 23 de dezembro são frases específicas.
  5. Do dia 17 ao dia 23 de dezembro nas janelinhas ocupam espaço as antífonas O. É isso mesmo. O da letra O. São antífonas (frases) especiais. Nos mosteiros elas são cantadas depois das 17 horas (hora em que surge +ou- a estrela Vésper=Vênus) hora da Anunciação do Anjo a Maria.
  6. As Antífonas do Ó, que quando cantadas são em gregoriano, foram compostas entre o séc.VII e o séc.VIII, sendo um lindo e admirável compêndio de cristologia da antiga Igreja. São um resumo expressivo do desejo de salvação de toda a humanidade, tanto do Israel do Antigo Testamento, como do Povo de Deus do Novo Testamento. As antífonas do Ó são orações curtinhas dirigidas a Cristo, que resumem o espírito do Advento e do Natal. Expressam a admiração (digo mais, a perplexidade feliz) da Igreja diante do mistério de Deus feito homem, através da interjeição “Ó”. Cada frase, portanto, ao iniciar com este “Ó” que sendo redondo sugere um ventre grávido, ou seja, a última semana de gestação de um bebê. Por isso existe na devoção mariana a Nossa Senhora do Ó, cuja imagem ostenta um ventre grávido bem visível. É isso a Nossa Senhora do Ó: a esperança de toda a humanidade voltada para Maria, porque ela carrega em si o Messias prometido.
  7. Frases-antífonas do Ó: 17 de dezembro: Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo; 18/12/Ó Adonai, meu Senhor e Guia; 19/12/ Ó Raiz de Jessé; 20/12/Ó Chave de Davi; 21/12/Ó Oriente, esplendor da Luz Eterna; 22/12/ Ó Rei das Nações; 23/12/ Ó Emmanuel, Esperado das Nações.
  8. Bem, montado o calendário do Advento, estando as janelinhas todas fechadas com um pedacinho de durex ou coisa parecida, durante todos os dias, à mesma hora, uma pessoa é sorteada para abrir uma das janelinhas e em voz alta ler para si e para os que estão ali a frase que lhe tocou tirar da janelinha e que ele(a) conservará para si, como propósito de vida, de ação de graças, etc etc.
  9. Abre-se uma janelinha por dia. Mesma hora sempre. Hora à escolha. Havendo poucos participantes, pode-se repetir as pessoas até o fim do calendário. Legal né? Poderão, se quiserem ter uma preparação para o Natal diferente do corriqueiro peru com farofa e as massacrantes idas a shoppings. O senhor padre de suas respectivas paróquias, tem no livro do breviário, o texto completo de cada antífona do Ó, se quiserem peçam a ele. Pode ser até que ele  convide a celebrar com ele, não que eu esteja sugerindo transmudá-los em beatos ratazanas de sacristia. Sai cobra! Esconjuro!
  10. Ficou faltando o fundo musical.  Na minha opinião A música de Natal, aquela insubstituível é White Christmas. Mas são tantas e tão lindas. Há duas brasileiras que eu toco sempre, não deixo faltar: Folia de Reis (Baiano&Novos Caetanos); Bandeira do Divino (Ivan Lins), etc etc. etc.Neste quesito (e nos outros) vcs dão de 10X0 em mim.
  11. Se consegui ler até aqui. Parabéns!  Feliz Natal!