Lembro - me de quando eu era apenas uma criança e esperava ansiosa pela chegada do Natal. 
Ajudava montar a árvore de Natal, colocar o pisca - pisca na frente de casa, na verdade na janela, morava em apartamento. Tirar o famoso "amigo oculto", mas ainda assim esperar Papai Noel.
Esperava ansiosa reunir - me com meus primos, com meus parentes para uma festa maravilhosa e principalmente para ver meu avô renovar sua crença, sua fé em Jesus.
Lembro - me que nos reuniamos na frente do presépio e meu avô começava suas preces, pedindo a Jesus que olhasse pela familia que ele havia constituído, na família que suas filhas haviam constituido e por todas as familias do mundo.
Ficavamos um bom tempo assim, em frente ao presépio ouvindo meu avô em suas preces, o tempo passava sem que percebessemos, vendo ali um exemplo de fé em Jesus.
Infelizmente Deus o levou para seu lado, hoje não o temos mais presente aqui, com suas preces e sua religiosidade para nos reunirmos.
E tenho certeza de que onde quer que ele esteja, fica triste com o que acontece em nossos natais agora. 
Não há mais a reunião em familia como antes, quando nos reunimos a falsidade impera na noite de Natal. Todos fingem estar com pessoas que amam, mas percebemos em seus olhares e gestos que não era ali que queriam estar.
O Natal virou uma festa meio hipócrita em minha familia, infelizmente.
Hoje tenho certeza de que o Natal "era meu avô"!