Natal 2010 – belo, branco, verdadeiro!

Estou a olhar pela janela, sentindo-me à vontade no calor de minhas meias fofas, e vejo como é especial e intimista o branco do frio. É belo, é forte, mas pode ser incrivelmente “down”!

Já faz alguns dias que o frio voltou violento e nos obrigou a sair de cena, voltar pra casa, calçar os pés, agora incapazes de caminhar felizes lá fora, pra dar passagem à neve que chegou para emprestar aos dias antes do Natal aquele clima de festa holiwoodiana onde o branco dá o tom. Festa? Como assim festa se a gente vai se encolhendo no sofá, e quanto mais lindo fica lá fora, mais isolados vamos ficamos aqui dentro, remoendo notícias, previsões, saudades...

A TV bombardeia o otimismo que, para espanto de meu coração, segue o rumo de uma brutal inversão de valores! Este ano a novidade apontou para um novo tipo de embate, a cruzada da informação, onde o lugar comum da violência física cedeu espaço para um inusitado e virulento bombardeio virtual em que a palavra transporta o fel que vem de dentro dos insensatos, e fere o bom senso de morte, aniquila com a ética, devasta reputações, e anula qualquer tentiva sincera de prevalecer o Bem contra o Mal. Que mundo é esse?... aí meus olhos pendulam da tela para o branco, do branco para a janela vítrea do mundo, que com o mesmo rigor do frio que me força o recolhimento, me obriga a pensar o que é que sobra pro Natal?!!! E não sem propriedade me vêm à mente o mantra de todos os marketings que vendem o recrudescer do cuidado com o outro num mundo cada vez mais excludente, material, fashion, imediato e apressado daqueles que não estão nem aí...

Os dias encurtam e anunciam em flocos que o Natal está aqui.

O que mais me impressiona nesta época é que natal é clima, natal é fogo interno, natal é aquele eu animado e poderoso no amor, que a gente carrega assim como quem passeia na praça fazendo cara de paisagem, e que nos arrebata de todo em ocasições especiais, via sorrisos ou lágrimas. E escrevo natal com letra minúscula porque estou falando do humano, do limitado e pequeno, até mesmo do periférico na compreensão do marco daquEle que veio para anunciar que todos os nossos natais internos, são caminhos construídos até Ele, e que é possível viver em pedaços de belo, ao longo dos dias, o que de melhor temos a celebrar: o nascimento do Filho e o convite à liberdade e à salvação - para os que crêem, Jesus é vida em nossa vida, e (re) nascer todos os anos é uma simbologia forte em tempos de desesperança.

O tal clima nos move e a gente envia, deseja, telefona, tuíta e lança sorrisos M-Xtmas achando que os destinatários são poços sem fundo desta corrente positiva que nos parece comum, óbvia e pertinente. Mas de repente cai a ficha e percebo que é preciso cuidar com zelo do coração destinatário de nossa euforia de amor ao próximo. Como assim desejar feliz Natal, se para muitos Ele ainda nem veio? E para outros nunca virá ou sequer existe? Outros ainda que nem sabem que veio, e se veio possui outros títulos, outras formas, outras mensagens.... Acho que precisamos despir a arrogância ingênua de nos sentir universal na essência pressuposta e investir na essência proposta do AMOR. Sim com todas as letras bem grandes porque aí se concentra o elo fundamental de tudo e entre todos; e eu que sou crente, acredito em suas linhas tortas e aposto no AMOR como a essência de todas as manifestações DIVINAS para o homem e a natureza. É, aí está a mola propulsora dos desejos e sonhos capaz de fazer sumir as barreiras teóricas de tantas crenças e descrenças e nos unir nesta coisa gostosa e universal do querer bem, de enviar, desejar, telefonar, tuitar e lançar sorrisos M-Xtmas pelo mundo afora, em todos os idiomas, simplesmente porque sabemos que serão bem recebidos por que imensamente desejados, necessários e importantes para o renascer a que já nos acostumamos em nossa pequena existência. Se a tradição cristã criou esta ciranda positiva, penso que só poderia ter se realizado indistintamente entre todos porque Ele escreve com linhas tortas recheadas de amor por nós!

E eu, a contemplar a neve grossa, e triste, e bela, que obriga à reflexão e às cobertas, encontro Nele a origem e a razão para tudo isso, e fico feliz de fazer parte deste todo que Ele construiu especialmente para mim, pra você... Enquanto eu pensar, e sentir e me reconhecer como parte global e unitária de meu DEUS e meus IRMÃOS, serei a própria mensagem, mensageira e destinatária da verdadeira felicidade.Só pode ser isto!

Então pra que sair e lutar contra o inverno? Deixarei que a natureza siga seu ciclo, que o frio diminua a minha velocidade, e que o belo branco com sua imperiosa suntuosidade recomponha a ternura que a vida rouba nas imagens cruéis do dia a dia, do ano todo, e abra em mim um mega espaço para receber e enviar este carinho a todos os que me são caros e que longe ou perto, são o presente que Ele continua a me oferecer na vida só pra garantir, nos outros 364 dias o natal fora de época que nos ensina o dom da fé!

Daí que distribuirei meus votos de Feliz NATAL, de feliz renascer, de feliz descobrir, de feliz perdoar, de feliz aceitar o outro como um contraponto de nós mesmos, e de um feliz lutar pela inclusão de todos, absolutamente todos os que em qualquer circunstância e canto deste planeta sonharem com a chance de existir como um igual, sonharem com a possibilidade de que meu olhar o descubra e o convide para a construção de outro mundo, o mundo que sonho para mim e para todos!

Aos meus amigos, familiares, conhecidos, e novos “entrantes” na minha história, um Feliz Natal e um 2011 com saúde, energia e um olhar carinhoso pela natureza que nos pede compromisso para que possa retribuir Vida!

Beijos,

Ana Isa

Anadijk
Enviado por Anadijk em 25/12/2010
Código do texto: T2690833
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.