E O QUE É O NATAL ?

Seria apenas o bom velhinho vestido de vermelho e gritando o seu hino “ho, ho, ho”? Seria a troca de presentes, materializando a cena? O nascimento do salvador, JESUS? O momento de reflexão sobre a vida e sua importância? A retomada de valores humanos deixados pelo caminho da banalidade? Seria talvez, a época de reconstruirmos as ideologias pessoais e sociais como escape de sobrevivência? A hora sublime para viajar, tirar férias do trabalho e dos pesos que carregamos? O olhar de complacência com os menos favorecidos, assistindo-os em suas necessidades mais urgentes?

Enfim. Todas essas assertivas concernem com o verdadeiro sentido do natal. As simbologias, bem como os discursos amenizadores, retratam a ausência do mais singelo espírito natalino, que é o amor entre os povos e a certeza da utilidade um para o outro. Quantos são os meninos e meninas que nesse momento se perguntam: o que é o natal? Perguntam na ânsia de encontrar respostas para suas desilusões da vida. Tentam encontrar no desconhecido tudo o que fora perdido quando da quebra do laço familiar e deixaram para trás seus sonhos e perspectivas de vidas. São inumeráveis as pessoas que ora clamam pelo Natal, pois para elas, a data em si torna-se inconcebível diante de suas situações pelas quais já não situam sua verdadeira vontade de viver.

Existem pessoas que trocaram a sua sanidade pela vida do mundo das drogas, ao qual deixaram-se absorver e corromper seus princípios humanos. Agora que o mundo pede reflexão, já não lhes cabem a mesma, e emergem naturalmente seus desejos de uma vida sã. Nesse momento há famílias desestruturadas, corrompidas, saturadas que sobrevivem da humilhação social acarretadas pela omissão dos poderes públicos a quem competem responsabilidades. Sobram-lhes, na dor de suas almas, um espaço mínimo para entenderem o que seria o Natal. Seria tudo aquilo que agora não têm e caminham no fim de mais um ano, incertas do futuro. A incerteza, sua única e verdadeira companhia, lhes fazem conscientes do desejo de mudança no mundo e em seu meio. Só não sabem por onde começar, se pelo começo ou pelo fim.

Não existe verdade absoluta para responder a pergunta: e o que é o NATAL? Mas existem possibilidades de reflexões que estão à altura de nossa necessidade enquanto gente. O Natal é um momento de repensarmos sobre a vida e sua dimensão. É a hora de deixarmos de lado a troca de presentes materiais que expõe a nossa garridice, e fazermos um ato simples de solidariedade que cria a retomada de vidas que estão sendo banalizadas. É o tempo de entendermos a natividade do menino Jesus, nosso Salvador, como força maior, luz eterna e espírito consolador que restaura as nossas vidas e eleva as nossas almas. Mais do que qualquer outro significado, o Natal traz consigo um imensurável espaço de amor como fonte de vida e reflexão intensa sobre todos os aspectos que nos garantem a sobrevivência.

Façamos dessa data um símbolo de todo o seu real sentido, olhando para o próximo com olhos de amor e não de assistencialismo. Em cada um de nós existe uma força única e ímpar, capaz de realizar atos grandiosos e de suma importância para o mundo. Experimentemos dessa força e transformemos o NATAL no mais lindo e singelo de todos os anos.

VOCÊ, só VOCÊ, pode mudar o rumo de sua história, experimente a mudança como reflexo de seu amor por si e pelo mundo.

DESEJO À TODOS, UM NATAL REPLETO DE SAÚDE, AMOR E PAZ. QUE A CADA DESPERTAR DE UMA NOVA MANHÃ, POSSAMOS TER A CERTEZA DA FELICIDADE PLENA.

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE INFINITAS REALIZAÇÕES.

Rônet Alves

Fortaleza-CE, manhã de 23 de dezembro de 2010.